Qualidade de vida trabalhando com franquias em home office

Como operar uma franquia de consultoria?
julho 27, 2017
O dia a dia de uma franquia de consultoria
agosto 3, 2017

Com a vida cada vez mais corrida nas grandes e médias cidades, onde gastamos muito tempo em deslocamentos, o Home Office se transforma no sonho de milhões de brasileiros em funções que permitem o trabalho remoto, por atingimento de metas ou entrega de projetos.s

Flexibilidade de horários, redução de custos, controle maior da agenda, são motivos fortes para que empresas adotem este modelo e ganhem em produtividade.

Mas quando decidimos investir numa Franquia, voltamos ao modelo tradicional de local físico de trabalho, deslocamentos, logísticas e presença física integral no negócio. Certo?

Sim, ainda na grande maioria dos Produtos e Serviços em Franquia, o que é natural. A comercialização de muitas mercadorias e serviços ainda exige a estrutura tradicional de atendimento.

Mas se você quer aliar uma Franquia a todos os ganhos que o Home Office (trabalhar em casa) deu à sua produtividade, uma ótima notícia: as Franquias em Home Office!

Com o sucesso crescente do modelo de Franquias, muitos modelos de negócios querem adotar este formato, enxergando um grande potencial de crescimento e rentabilidade com um formato menos complexo, de menor custo e maior retorno do investimento 

  1. Negócios em Tecnologia: Educação À Distância, Gestão Financeira, Infoprodutos, entre outros.
  2. Prestadoras de Serviço (corretoras, limpeza, manutenções, reformas).
  3. Pequenos Comércios (mercadorias que exigem pouco espaço e logística).

Importante:

Grande parte das empresas Franqueadoras neste formato são jovens no mercado, criaram modelos que tem uma trajetória de sucesso e viram na Franquia uma possibilidade de crescimento real. Também possuem políticas de Franquia mais simples. Portanto, os cuidados na hora de pesquisar e escolher a Franquia em Home Office devem ser redobrados.

No artigo de hoje, saiba mais sobre essa possibilidade e quais são as vantagens em adquirir uma franquia podendo trabalhar de casa sem ter que abrir uma loja física.

1 – Baixo Investimento de Instalação

Um negócio de franquia em home office ou franquia home based , pela sua própria característica, requer espaços pequenos, partes de residências ou um simples ambiente de escritório. Isto reduz drasticamente ou elimina o custo de instalação.

Importante:

Atenção com Franquias que podem ser administradas em casa, mas envolvam alimentos ou produtos de consumo pessoal, por exemplo, porque exigem, independente da localização, autorizações dos órgãos fiscalizadores para operar.

2 – Menos Custos Operacionais

Os custos iniciais e operacionais são menores ou podem nem existir nas Franquias em Home Office:

  1. Aluguel, IPTU, Condomínio e Impostos decorrentes de aquisição de imóvel.
  2. Transporte ou Combustível/Estacionamento.
  3. Refeições.
  4. Veículo (otimizando o uso do particular, quando for possível).
  5. Vestuário.
  6. Telefonia (com o uso de Tecnologia para contatos com Cliente).
  7. Pessoal (dependendo do modelo de negócios, mais usual em negócios de Tecnologia).

A consequência dos baixos Custos Operacionais são ótimos resultados de Lucratividade quando se obtém o Faturamento previsto no Contrato, que não é influenciado por estes custos.

Importante:

Os itens que podemos chamar de Custos de Venda precisam ser considerados, alocando parte do valor total gasto no imóvel para a Franquia, entre eles:

  1. Telefonia e Internet
  2. Energia Elétrica
  3. Água
  4. Manutenção e Limpeza

 

Este rateio é importante para que você possa avaliar o real Custo de Venda da Franquia dentro de um ambiente compartilhado onde o fato destas despesas serem da casa desde sempre podem criar uma distorção no resultado e sobrecarregar as Despesas Pessoais, pelo aumento do consumo no imóvel como um todo.

3 – Fazer Os Seus Próprios Horários

Você prefere trabalhar durante a noite e dormir pela manhã? Ou, então, gosta da possibilidade de sair durante a tarde para ir até o banco e produzir além do horário comercial? Trabalhando com Franquia em Home Office, essa flexibilidade de horários se torna possível.

Evidentemente, cada tipo de negócio permite mais ou menos flexibilidade de horário, você poderá definir conforme o Produto ou Serviço que vai vender. Trabalhar com mercadorias pode não possibilitar isso, exceto se for um negócio de produção para revendas. Infoprodutos, por exemplo, pode ser mais produtivo nos períodos da tarde e da noite, reservando a manhã para resolver problemas pessoais ou visitas a Clientes, quando costumam ser mais rentáveis.

O mais importante é que o atendimento do negócio não seja prejudicado e que haja muita disciplina nestas definições.

Com isso, os resultados podem ser muito melhores do que o modelo de horário tradicional.

 

 

4 – Maior Produtividade

Quem já trabalha com uma Franquia em Home Office percebe claramente que, bem administrado, existe uma série de benefícios.

  1. Custos de Instalação menor ou ausente.
  2. Custos Operacionais menores.
  3. Custos de Venda menores.
  4. Maior lucratividade (considerando um faturamento nos níveis esperados).
  5. Maior flexibilidade de horários, conforme o Produto/Serviço.
  6. Melhor controle de agenda.
  7. Melhor tempo reservado para visitas a Clientes
  8. Maior disponibilidade com o tempo de deslocamento que não existe.

Isto se reflete numa produtividade maior, você consegue focar mais no negócio e é o principal beneficiado por todos os ganhos acima, pode produzir mais, com mais segurança sobre os custos e mais satisfação, pois sabe que o Faturamento maior trará mais Lucro, especialmente em Serviços, onde o controle do Custo de Produto (horas próprias e de terceiros) é de seu inteiro controle, sem influência de fornecedores.

Mesmo em negócios de Mercadorias, você terá mais controle sobre todo o processo, mais tempo para avaliar e poderá negociar melhor com Fornecedores.

Importante

Dedique um espaço na sua agenda para dois itens importantes:

  • Estudar continuamente as novidades e mudanças no Produto e na relação dele com o mercado. As Franquias em Home Office, por serem na maioria, empresas de menor investimento, podem não dar o suporte que as grandes marcas dedicam. Então é preciso buscar este conhecimento nas mídias sociais da Franqueadora. Em qualquer forma de Franquia, a constante atualização é fundamental.
  • Estar presente em eventos relacionados ao seu negócio (feiras, exposições, seminários) para estar atualizado, mas também para fazer o networking. Reserve um custo para expor produtos e serviços, caso o Contrato de Franquia permita.

5 – Qualidade de Vida

O modelo tradicional de Franquia (empresa fora de casa) requer uma disponibilidade pessoal grande, além do tempo e custo com locomoção e refeições. Para visitar Clientes ou participar de reuniões e eventos, você precisará de colaboradores para o atendimento e executem tarefas que mantenham a loja aberta no horário comercial, já que os tipos de Produtos e Serviços neste caso são os tradicionais (Pet Shop, Lanchonete, Lavanderia, por exemplo).

E ainda precisará de tempo na empresa para outras tarefas que são de sua responsabilidade (negociar com fornecedores, gerir resultados e estabelecer estratégias, entre outras).

Trabalhar com uma Franquia em Home Office, pela característica dos Produtos e Serviços possíveis, proporciona mais comodidade e menos estresse. Muitas vezes você pode fechar a empresa na sua ausência sem prejuízo. Mesmo quando sua Franquia em Home Office exige Pessoal para produção e/ou atendimento, você terá mais flexibilidade para trabalhar à noite, ajustando o cronograma para as entregas no prazo.

No Home Office, você estará trabalhando no conforto da sua casa e com acesso a recursos que não teria em um ambiente empresarial – cozinha à disposição, possibilidade de ouvir uma boa música enquanto trabalha ou fazer pausas para recarregar as energias no meio das atividades.

O resultado é maior qualidade de vida, mais disponibilidade para assuntos pessoais e, principalmente, para a família. Quem já teve a oportunidade de desligar o computador e em 10 minutos estar na mesa de jantar com a família, sabe o ganho que esta situação dá para as relações.

O envolvimento de todos, acompanhando e entendendo as suas atividades, ajuda num ponto que é crucial para o sucesso deste formato de trabalho: o comprometimento familiar.

É extremamente importante que a família entenda a importância das vantagens do Home Office primeiramente nos negócios. O quanto isto pode aumentar a performance, o faturamento, o lucro e consequentemente o conforto financeiro de todos.

Neste ponto, a disciplina de todos (especialmente a sua) com a prioridade do trabalho dentro de um horário, e a necessidade de trabalhos extras, sabendo que é possível recuperar em outros dias e horários.

Abordamos aqui as questões mais presentes no processo de trabalhar numa Franquia Em Home Office que impactam na sua qualidade de vida.

Existem diversas outras que aprofundam e melhoram a qualidade da sua decisão.

E um Consultor de Franquias é o especialista ideal para detalhar estas e as outras questões para uma decisão tão importante.

Quer saber mais?

Clique aqui e seja Empreendedor com qualidade de vida

A Franquia ERA é uma ótima opção entre as franquias baratas que existem no mercado, com unidades franqueadas em todo o país tem se tornado uma excelente opção de investimento, aproveite e conheça alguns franqueados da marca.

Quero ser um franqueado