Soluções de tecnologia: investimentos de franqueado e franqueadora

Mulheres empreendedoras e que lideram seus próprios negócios
maio 30, 2018
Saiba porque comprar uma franquia é melhor do que abrir um negócio do zero
junho 18, 2018

Vivemos tempos de comunicações imediatas, alta velocidade de informações e negócios que precisam ser decididos em pouco tempo, com uma concorrência cada dia maior e mais qualificada e clientes mais informados, pesquisando tudo a respeito dos produtos na grande rede.

O grande desafio é atender e satisfazer clientes mais exigentes com rapidez e eficiência. Por este motivo, um dos investimentos mais importantes em um negócio, sem dúvida, é a Tecnologia.

E nas franquias, a Tecnologia é ainda mais fundamental.  As franqueadoras ficam distantes das unidades franqueadas, é a característica do modelo de negócio, de expandir sem investir diretamente em imóvel, instalações e equipamentos.

Mas a relação institucional é de muita proximidade, especialmente no começo quando a franqueadora dá assessoria e suporte em todos os aspectos. E no dia a dia o modelo de negócios de muitas marcas prevê o acompanhamento e consultoria para os processos, as metas e os resultados.

Diante disto, é fundamental que os franqueados invistam em soluções de tecnologia e ferramentas que agilizem a comunicação com a franqueadora e os clientes. Um pacote de programas e recursos simples e de baixo custo.

E que são extremamente importantes para a interação com o pacote de soluções de tecnologia que a franqueadora disponibiliza para a administração do negócio.

Vamos falar um pouco das soluções de tecnologia: investimentos de franqueado e franqueadora.

Tecnologias em franquias.

Tecnologia do franqueado: soluções simples e fundamentais

Juntamente com os diversos investimentos que uma franquia exige, a Tecnologia é fundamental para que as relações sejam rápidas e produtivas. Existe uma lista básica de programas e recursos de baixo custo que auxiliam no dia a dia.

  1. Servidor de E-mails: existem ótimas opções e gratuitas, como o Outlook e o Gmail.

 

  1. Agenda: um recurso importante para controlar visitas e reuniões, com alarmes e pode convidar contatos. O Google Agenda é uma excelente opção.

 

  1. Armazenamento em Nuvem: indispensável nos dias de hoje para backup e compartilhamento de documentos. O Google Drive é uma ótima escolha. Simples de atualizar e tem capacidades boas nas versões gratuita e paga. Recomenda-se criar um usuário empresa com uma pasta compartilhada com a franqueadora para enviar e receber documentos.

 

  1. Criação de documentos: o Office ainda é imbatível na funcionalidade e no uso na grande maioria das empresas, facilitando muito a troca de arquivos entre elas.

 

  1. Reuniões remotas: o Skype e o Zoom são excelentes (e gratuitos), permitem reuniões à distância e otimizar o custo de viagens e telefone, duas contas altas no resultado das empresas.

 

  1. Comunicações instantâneas: o Whatsapp é a melhor opção para formação de grupos de trabalho, mensagens rápidas e compartilhar arquivos. Existe a opção Web para acessar pelo computador.

 

  1. Gerenciadores de projetos: grande auxiliar nos projetos/cronogramas com a franqueadora, existe o Bitrix24 com muitos recursos, prático e uma ótima versão gratuita.

 

Tecnologia da franqueadora: soluções para otimizar seu trabalho

As franqueadoras disponibilizam diversas soluções de tecnologia visando:

  • Permitir ao franqueado o melhor controle do negócio, sem se preocupar com grandes investimentos neste sentido.
  • Otimizar o diálogo eletrônico entre ela e os franqueados.

Estas soluções auxiliam muito os franqueados, pois permitem que o negócio seja controlado da forma mais padronizada possível e reduzem o tempo dedicado a controles paralelos e que muitas vezes não atendem a forma de visualização e análise dos resultados das unidades da rede.

Além disto, os franqueados sentem-se mais seguros ao usar ferramentas que a franqueadora disponibiliza e, portanto, reconhece como válidas para avaliar as performances.

Entre as soluções mais encontradas, estão:

  1. Sistema de gestão: a franqueadora disponibiliza acessos ao próprio sistema de gestão para que possam inserir dados, emitir relatórios, fazer consultas sobre o desempenho. As versões normalmente são web, sem necessidade de instalar programas nos computadores da unidade e elimina a maioria das exigências de requisitos técnicos dos computadores.

 

  1. Portal de documentos: acesso a documentos de processos, materiais usados em treinamentos, manuais de procedimentos, apresentações que podem ser usadas em visitas a clientes, planilhas e bases de dados, entre outros. A unidade não precisa manter estas documentações em seus computadores e isso facilita muito o uso das versões atualizadas.

Tecnologias em franquias.

Gostou deste artigo?

Sabia que você pode usufruir da tecnologia em uma franquia em casa? Clique aqui e conheça mais as franquias home office.

Visite nosso blog!

A Expense Reduction Analysts – ERA é uma consultoria especializada em Gestão de Custos.

Quero ser um franqueado