5 dicas para se manter produtivo em Home Office

conheca o modelo de franquias de consultoria
Conheça o modelo de franquias de consultoria
abril 16, 2018
fernando macedo selo de excelência abf
Selo de Excelência ABF – a ERA do Reconhecimento
abril 23, 2018

5 dicas para se manter produtivo em Home Office

5 dicas para se manter produtivo em Home Office

O ambiente corporativo é fundamental para adquirirmos a vivência, disciplina e principalmente o conhecimento prático de diversos assuntos.

Porém, em algum momento da carreira, ter um negócio próprio é o desejo de muitos profissionais. Aliar todo o conhecimento adquirido à possibilidade de ser profissionalmente independente, ter o rumo da carreira nas mãos e interferir diretamente nos próprios ganhos.

Quando unimos esta independência ao home office, temos uma combinação de dois grandes sonhos: sucesso profissional e satisfação pessoal.

E com as franquias home office é possível aliar-se com marcas já estabelecidas e testadas no mercado, herdando uma série de estratégias e, com isso, dando mais foco nas atividades que trazem resultados e lucros.

Porém, como toda iniciativa profissional, trabalhar em casa exige alguns cuidados. Com eles, as possibilidades de sucesso crescem. Vamos falar de 5 dicas para se manter produtivo em home office e aumentar o seu sucesso.

Dicas para se manter produtivo em home office

Dicas para se manter produtivo em home office

1 – Um ambiente ideal para o seu home office

Ele será o local onde você se sentir mais confortável e com a menor interferência possível das demais pessoas. Mas duas preocupações são fundamentais:

  • Ergonomia: tendemos a trabalhar muitas horas em casa, pela facilidade de estender horários e rapidamente entrar e sair do expediente. Altura de móveis e cadeira, posição de equipamentos e principalmente a iluminação do ambiente são importantes para preservar a saúde do corpo. Os efeitos de um ambiente impróprio são preocupantes a médio e longo prazo.
  • Infraestrutura: dispor de todos os equipamentos necessários e de um ambiente funcional e acolhedor é fundamental. Notebook com a versão mais apropriada às ferramentas de sistema que serão usadas em seu negócio e periféricos essenciais – multifuncional, HD externo e outros específicos. Internet de alta velocidade é indispensável. E uma iluminação natural e uma boa refrigeração (ou aquecimento) do ambiente são fundamentais para estar confortável e ser produtivo durante tantas horas de trabalho.
Ambiente para home office

Ambiente para home office

2 – Disponibilidade em home office é fundamental

O contato com os parceiros de negócios, principalmente no começo, é intenso. Especialmente com as franquias, onde o relacionamento com a franqueadora pode ser diário.

O horário de trabalho pode ser flexível, e é um grande ganho para a produtividade. Mas estar sempre acessível nos horários tradicionais, mesmo para agendar uma conversa, confere uma imagem de profissionalismo importante para você, como um novo empresário.

Temos outro artigo a respeito da gestão do tempo em seu negócio home office.

Disponibilidade em home office

Disponibilidade em home office

3 – Flexibilidade com disciplina no home office

O horário diferenciado é um ganho, porém é importante ter disciplina com o que for definido para que todos em torno do negócio – parceiros e familiares – contribuam e se beneficiem da melhor forma.

Com a família, recomenda-se debater os objetivos, rotinas e ganhos com a sua proximidade física, e que estas vantagens não prejudiquem o ritmo da empresa para cumprir o que foi planejado. É importante ter o compromisso de todos.

Com os parceiros comerciais, a disciplina de atendimento em determinados horários cria a imagem de organização e melhora a produtividade.

Disciplina em home office

Disciplina em home office

4 – Ritual corporativo no home office

A tendência de muitos profissionais é relaxar porque trabalha em casa. Porém, o ambiente é corporativo – da sua empresa – e precisa transmitir aos parceiros comerciais o seu cuidado com o negócio e reforçar aos familiares que se trata de um ambiente profissional.

A sugestão é criar um ritual corporativo no home office.

  • Vestir-se adequadamente conforme o estilo do negócio.
  • Horário de almoço fixo e fora do ambiente de trabalho.
  • Delimitar o ambiente de trabalho, não permitindo atividades pessoais.

São atitudes que contribuem para reforçar o ambiente profissional e ajudar a produzir mais.

Como se vestir em home office

Como se vestir em home office

5 – A saúde e o networking são fundamentais para o home office

As pressões e tensões durante o trabalho são inerentes à busca por resultados, sendo funcionário ou empreendedor. Serão até maiores no home office já que toda a responsabilidade é de uma pessoa.

Por estes motivos, cuidar do corpo e da mente, durante e depois do trabalho, é fundamental para a sonhada qualidade de vida.

A parada para o café e uma conversa. Técnicas de relaxamento em pequenos intervalos. Rotinas fixas antes e depois do trabalho (por exemplo, uma caminhada).

Basta encontrar a melhor forma de aliviar a pressão. Como sempre dizemos, a saúde deve vir em primeiro lugar, pois dependemos dela para sermos felizes profissional e pessoalmente.

Cuidado com a saúde no home office

Cuidado com a saúde no home office

Gostou deste artigo?

São dicas importantes para se manter produtivo em home office.

Temos outros assuntos e consultoria de interesse de empreendedores como você.

Visite nosso blog!

A Expense Reduction Analysts – ERA é uma consultoria especializada em Gestão de Custos.

Quero ser um franqueado