4 dicas imperdíveis de livros sobre retenção de clientes em empresas de serviços

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A leitura de bons livros sobre retenção de cliente pode agregar muitos conhecimentos úteis para um empreendedor. Essa é uma ótima forma de aproveitar os momentos de lazer para continuar aprendendo e fomentando o desenvolvimento do seu negócio.

A retenção de clientes é fundamental para que uma empresa alcance bons resultados. Enquanto muitos empreendedores focam todos os seus esforços apenas na captação de clientes, aqueles que compreendem a importância e leem livros sobre retenção de clientes conseguem vender várias vezes para um mesmo consumidor – criando uma receita recorrente.

Por isso, hoje veremos neste artigo algumas dicas de livros sobre retenção de clientes em empresas de serviços.
Benefícios da retenção de clientes

Antes de falarmos dos livros sobre retenção de clientes, é importante entendermos quais são os benefícios de conseguir reter os clientes da sua empresa de serviços. A explicação para o aumento no desempenho financeiro é bem simples: um cliente que compra várias vezes na sua empresa promove o lucro diversas vezes – em vez de apenas uma.

Confira quais são as principais vantagens em conseguir reter os seus clientes:

Venda várias vezes – como acabamos de ver, a retenção de clientes permite que você consiga vender várias vezes para um mesmo cliente, aumentando a receita da empresa.
Reduza custos – os custos para manter um cliente são muito menores do que os para atrair um novo consumidor. Ou seja, você pode vender mais e ainda pagar menos por isso.
Facilite o trabalho de vendas – convencer os clientes que já são fiéis ao seu negócio a efetuarem uma nova compra é mais fácil do que converter um novo cliente.
Melhore seu próprio negócio em parceria com os clientes – esses clientes que são leais ao seu negócio podem contribuir com sugestões para a melhoria da empresa.
Encontre divulgadores da sua empresa – quando um cliente sai satisfeito da relação com uma empresa, são grandes as chances que ela divulgue para os seus amigos e familiares – ajudando na conquista de novos consumidores.

Livros sobre retenção de clientes

Agora que já conhecemos a importância de conseguir reter os clientes, veremos algumas dicas de livros sobre retenção de clientes.

Sonho Grande

“Sonho Grande” é um livro de Cristiane Correa que conta a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira – três empreendedores brasileiros que construíram o maior império da história do capitalismo brasileiro e compraram três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz.

Para alcançar esse sucesso, foi desenvolvida uma fórmula de gestão baseada meritocracia, simplicidade e busca incessante pela redução de custos. Além disso, eles mostram que a retenção de clientes é essencial para o sucesso de um negócio.

Nos Bastidores da Disney

A Disney é uma referência global em entretenimento e encanta adultos e crianças de todas as idades, certo? Todo o seu sucesso foi construído em torno da satisfação dos seus clientes, e no livro “Nos Bastidores da Disney”, é possível entender tudo o que está por trás desse sucesso.

A Pergunta Definitiva 2.0

Você sabia que é possível avaliar a satisfação de um cliente com apenas uma pergunta? É com base nesse questionamento que foi criada a metodologia do NPS – Net Promoter Score. No livro “A Pergunta Definitiva 2.0”, você pode compreender como utilizar essa metodologia na sua empresa e melhorar a retenção de clientes.

Satisfação Garantida: aprenda a fazer da felicidade um bom negócio

A empresa Zappos é um e-commerce de sapatos fundada por Tony Hsieh, que se tornou referência quando o assunto é satisfação e retenção de clientes. Nesse livro, ele nos conta como qualquer empreendedor também pode levar essa filosofia para o seu negócio.
Vantagens para os clientes da ERA

A ERA – Expense Reduction Analysts é uma franquia que presta serviços para empreendedores que desejam reduzir os custos da sua empresa, e é muito eficiente em reter os seus clientes. Quando os resultados aparecem e uma empresa consegue melhorar o seu desempenho, a satisfação é nítida – e os clientes se tornam grandes parceiros.

Você já leu algum desses livros sobre retenção de clientes? Quer saber mais sobre as oportunidades da ERA? Visite o nosso website!

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