Redes sociais podem ser aliadas da comunicação das franquias

4 dicas imperdíveis de livros sobre retenção de clientes em empresas de serviços
fevereiro 5, 2018
Franquia de serviços é uma boa opção para quem é estratégico
fevereiro 19, 2018

A comunicação das franquias é um aspecto que merece muita atenção para promover a assertividade na captação e fidelização de clientes. Quando a comunicação é ágil e efetiva, a satisfação do público em relação à empresa tende a subir.

Nesse contexto, as redes sociais ganham grande destaque. Esses ambientes digitais possuem milhões de acessos diários e fazem parte da rotina de grande parte dos potenciais clientes. Levando isso em consideração, por que a sua franquia deveria ficar de fora dessa tendência?

Veremos, neste artigo, como as redes sociais podem ser aliadas da comunicação das franquias e outros benefícios que você pode obter. Confira.

Como as redes sociais otimizam a comunicação das franquias

Você já entrou em contato com uma empresa através de uma rede social? Geralmente, é uma forma prática e rápida de tirar uma dúvida ou enviar um feedback, não é? Trata-se de um procedimento menos formal do que enviar um e-mail, fazer um telefonema ou ir até a unidade da empresa.

São muitos os benefícios de utilizar as redes sociais quando falamos da comunicação das franquias. Veja quais são os principais deles:

Contato com a unidade mais próxima

As franquias possuem grande presença no mercado, pois são consolidadas em diversas regiões diferentes. Entretanto, no momento de interagir diretamente com o público é fundamental que isso seja realizado diretamente pela unidade que fará o atendimento daquele cliente, não é?

Estar presente nas redes sociais permite que os potenciais clientes encontrem facilmente a unidade mais próxima da franquia e entrem em contato facilmente com você.

Interação com o público

As redes sociais conseguem facilitar a interação entre a empresa e o público. Além da possibilidade de responder às mensagens diretas, ainda é possível criar publicações que são vistas por todos os seguidores, compartilhar informações e interagir no espaço para comentários. Tudo para criar um relacionamento mais próximo entre a empresa e o cliente.

Agilidade no atendimento

A comunicação dentro de uma rede social é mais informal e ágil. Em vez de acumular diversos e-mails de clientes na sua caixa de entrada, é possível responder às dúvidas em tempo real e solucionar os problemas em poucos minutos.

Possibilidade de utilizar chatbot

Ainda falando sobre agilidade na comunicação das franquias, várias das redes sociais permitem o uso do chatbot – que é um software que responde os clientes de forma automática e pode ser responsável por grande parte da comunicação da sua empresa. Essa ferramenta pode tirar as dúvidas mais comuns e enviá-lo apenas assuntos mais complexos.

Outros ganhos das redes sociais

Além dos ganhos da comunicação das franquias, as redes sociais podem oferecer diversos outros ganhos para a sua empresa. Confira quais são eles:

Visibilidade nos locais ideais

É preciso ter a visão de que os canais tradicionais de marketing estão perdendo a força para a internet. O público passa cada vez menos tempo assistindo televisão ou ouvindo rádio, enquanto o acesso diário à internet é cada vez maior.

As redes sociais são protagonistas dessa mudanças e as empresas que compreendem isso saem na frente das demais. Você precisa estar presente nos locais em que o seu público estar para ser assertivo na captação e fidelização dos clientes.

Expansão da marca

Uma franquia oferece diversas vantagens para o empreendedor, certo? A possibilidade de utilizar uma marca consolidada no mercado é uma das principais delas. Entretanto, você pode contribuir para a construção da autoridade no mercado em que você abre a sua unidade da empresa com a visibilidade das redes sociais.

Anúncios e captação de clientes

Outra possibilidade oferecida pelas redes sociais que pode ajudar a alavancar o seu negócio é a realização de anúncios. Em vez de veicular a sua marca em um outdoor no centro da cidade ou anunciar no jornal local, você pode criar anúncios digitais que permitem a segmentação do público – fazendo com que a mensagem seja entregue às pessoas com potencial de se tornarem clientes.

A comunicação das franquias ganha muito com as redes sociais, com destaque para as franquias de serviço – como a ERA. Você deseja conhecer tudo o que pode alcançar com uma franquia de sucesso como a ERA? Então entre em contato conosco!

Quero ser um franqueado