Por que franquia é um modelo de trabalho inteligente?

3 pontos fundamentais para analisar ao abrir uma franquia com fácil operação e ter sucesso
abril 2, 2018
Franquias de consultoria: Conheça esse modelo inovador!
abril 16, 2018

A franquia é um modelo de trabalho inteligente que consegue otimizar os resultados obtidos pelo empreendedor. Você já parou para pensar nos motivos pelo grande sucesso que esse modelo de negócio faz no mercado? Em vez de iniciar negócios do zero, sem certeza alguma do seu sucesso, as empresas franqueadas já começam as atividades utilizando um modelo de negócio testado e aprovado.

Imagine um empreendedor que esteja iniciando um negócio do zero. É preciso criar uma marca, descobrir os melhores fornecedores, desenvolver os seus produtos, fazer uma pesquisa mercadológica, encontrar um bom ponto comercial, estruturar as atividades internas, treinar funcionários e começar a procurar pelos primeiros clientes, sem contar com credibilidade alguma no mercado.

Parece uma tarefa complicada, não é mesmo? Por outro lado, a abertura de uma nova unidade de uma franquia elimina grande parte dessas necessidades: trata-se de uma marca reconhecida no mercado, com um modelo de trabalho inteligente e que faz sucesso em diversos outros locais. Ou seja, basta colocar as atividades em prática.

Neste artigo, veremos os motivos que comprovam que a franquia é um modelo de trabalho inteligente. Confira!

Um modelo de trabalho inteligente e aprovado

Você consegue imaginar quantos erros uma empresa comete ao longo de anos no mercado até aprender como deve operar? Toda essa etapa é eliminada quando estamos falando de franquias que já possuem um modelo de negócio testado e aprovado.

Entre os mais comuns estão: errar na quantidade do pedido do fornecedor, pecar na forma de atendimento ao cliente, enfrentar dificuldades financeiras por dificuldade em controlar o caixa, lidar com funcionários mal treinados ou não acertar na escolha do mix de produto para satisfazer os clientes.

Uma franquia já passou por todos esses desafios e encontrou a melhor forma de articular as suas atividades internas para atender o público e potencializar os resultados obtidos. Somente depois de ter desenvolvido um modelo de trabalho inteligente que começam a surgir as primeiras unidades de franqueados.

Suporte da empresa franqueadora

Começar as atividades com uma marca de sucesso e utilizando um modelo de negócio testado e aprovado parece ótimo, certo? Mas as vantagens não param por aí. Além de todas essas facilidades, a empresa franqueadora ainda presta suporte no momento da abertura da empresa e ao longo das operações.

Isso significa uma ajuda na escolha do ponto comercial correto, um treinamento para o empreendedor e os funcionários, ações de marketing para a inauguração, entre outras rotinas para facilitar a vida do administrador da empresa – tudo para que essa nova unidade da franquia seja um sucesso.

Previsão de investimento inicial e tempo de retorno

Outra prova de que a franquia é um modelo de trabalho inteligente é a previsibilidade financeira. Uma empresa que inicia do zero enfrenta diversos gastos imprevistos, que podem comprometer o fluxo de caixa nos primeiros meses e colocar em risco a sobrevivência do negócio.

Enquanto isso, para abrir uma unidade de uma franquia, é necessário ter um valor determinado para o investimento inicial – que cobre todas as despesas para colocar as atividades em prática. Além disso, é previsto um tempo médio de retorno sobre esse investimento – que geralmente fica entre 12 e 36 meses.

Marketing e presença global

Enquanto uma nova empresa precisa batalhar ao longo de anos para consolidar a sua marca no mercado, uma franquia já possui credibilidade entre o público. Além disso, é possível a realização de ações de marketing global – que beneficiam todas as unidades daquela franquia.

Você já conhecia os motivos que comprovam que a franquia é um modelo de trabalho inteligente? Está pensando em investir nesse setor? Então venha conhecer a ERA – Expense Reduction Analysts!

Quero ser um franqueado