Notícia sobre a pesquisa da Serasa Experian

Franquia Home Office para executivos: conheça esse novo modelo de Franquia!
Franquia Home Office para executivos: conheça esse novo modelo de Franquia!
setembro 3, 2018
Mulheres empreendedoras e que lideram seus próprios negócios
Mulheres empreendedoras e que lideram seus próprios negócios
outubro 3, 2018

Notícia sobre a pesquisa da Serasa Experian

Notícia sobre a pesquisa da Serasa Experian

Se o cenário econômico brasileiro ainda inspira muitos cuidados, especialmente em um ano de eleição presidencial, o Franchising continua saudável e entregando ótimos resultados a cada ano. A pesquisa da renomada Serasa Experian com base nos depoimentos dos próprios franqueados, traduz o sucesso da atuação da Expense Reduction Analysts – ERA em seu segmento.

O Franchising brasileiro tem muitos motivos para celebrar.

O desempenho global, mais uma vez, ficou acima das expectativas iniciais e se destacou em um ano onde a economia começou a dar sinais de recuperação, mas ainda estamos longe de um cenário que reduza os níveis de desemprego e aqueça o consumo das famílias.

O setor teve um crescimento de 8% em 2017 quando comparamos com 2016, chegando a 163 bilhões de faturamento.

A própria recuperação econômica global leva o setor, inclusive, a projetar resultados ainda melhores em 2018, na faixa de 9% de crescimento e mais forte a partir de 2019, passada as eleições.

Pesquisa Seara Experian: ERA Brasil em destaque!

No Guia de Franquias 2018/2019 da PEGN, a Expense Reduction Analysts – ERA é uma das 411 marcas de destaque dentre as 1.052 redes de franquia que foram habilitadas a participar da pesquisa que serviu como base para o Guia.

Para chegar a esta conquista, a Serasa Experian, parceria da PEGN, promove um rigoroso processo de avaliação:

  1. As empresas selecionadas enviam para a Serasa Experian uma série de dados relativos a 2017 – entre eles, o número de unidades próprias e franqueadas, número de franquias abertas no ano, unidades encerradas, faturamento da rede, prazo de retorno;
  2. A equipe de avaliação da Serasa Experian enviam questionários para os franqueados de cada uma das marcas para que eles respondem sobre o suporte, treinamentos, manuais de procedimento, consultoria e relacionamento com a franqueadora. Este processo é anônimo;
  3. As avaliações são consolidadas por marca e esta geram notas que serão base do ranking final.

Além disto, a Expense Reduction Analysts – ERA, está em 17º entre as 59 marcas do segmento de Serviços, um resultado que reconhece a qualidade da marca e do seu relacionamento com seus franqueados.

Outro fato que merece destaque: a ERA está num grupo especial de 12 marcas que possuem o Selo de Excelência da ABF, o prêmio de reconhecimento da excelência do trabalho e o fortalecimento da relação com os franqueados, com a transparência, a proximidade e eficiência do suporte e a parceria pelos resultados das unidades;

Mercado de Franquias: projeções e desafios

Todos os segmentos do Franchising tiveram crescimento superior ao do PIB nacional de 1% no mesmo período. E um crescimento real, quando comparamos com a inflação de 2,96% em 2017.

O crescimento na geração de empregos foi de 1%, chegando a 1,2 milhão de empregados diretos – sem considerar o aquecimento dos setores nos mercados relacionados.

Uma característica do Franchising nos últimos anos é o crescimento do número de unidades e a redução do número de redes, de 3.039 em 2016 para 2.845 em 2017, um reflexo de dois fatores:

  • As aquisições de marcas menores por maiores;
  • O processo natural do fim de algumas marcas, devido ao impacto da recessão em determinados setores ou a perda de fôlego financeiro e administrativo;
  • O encolhimento da oferta de crédito, que prejudicou algumas marcas.

Em 2016, a taxa de mortalidade das redes de franquias foi de 5,1% em 2016 enquanto nos negócios tradicionais ela chega a 60% para cinco anos e 42% para dois anos sem MEI.

desempenho setor franchising

Franquias de Serviços: crescimento contínuo com qualidade

O segmento de Serviços e Outros Negócios, onde está a Expense Reduction Analysts – ERA, teve uma alta expressiva de 9,2%, a terceira maior, superando negócios tradicionais como Alimentação (6%) e Moda (7%).

O primeiro trimestre de 2018 manteve a ótima performance com 9,3% comparada com o mesmo período de 2017, sendo o segundo melhor resultado.

Um forte componente do crescimento e do sucesso está no perfil predominante dos empreendedores:

  • Com grande experiência no ambiente corporativo e dispostas a investir em um negócio;
  • Que se aposentam e desejam continuar ativas;
  • Recém desempregadas que aproveitam para investir na independência profissional.

Isto define franqueados com alta qualificação, boas redes de relacionamento (networking) e credibilidade entre pares e parceiros para obter os melhores resultados e tornar as marcas ainda mais sólidas.

Franquias de Consultoria: crescendo com a transformação dos negócios

O crescimento e sucesso das Franquias de Consultoria têm uma característica única em relação ao mercado: acompanham a mudança da forma como as empresas gerenciam algumas de suas atividades.

Reduzir custos, principalmente onde não está o core business, é uma alternativa cada dia mais presente nos negócios.

As Franquias de Consultoria atuam com eficiência e foco na melhoria da gestão, como a Expense Reduction Analysts – ERA na Gestão de Custos, e isto traz resultados mais rápidos e duradouros.

Home Office: o diferencial para o custo e a performance nas Franquias de Consultoria

Uma característica das Franquias de Consultoria que atrai muitos investidores é a possibilidade de trabalhar em Home Office.

É uma ótima oportunidade de unir a vivência profissional – dos perfis de profissionais que comentamos anteriormente – com o conforto de fazer o próprio horário de trabalho e estar mais próximo da vida pessoal e da família.

Além disto, os custos de instalação e operacionais são muito reduzidos. O investimento pode se resumir a um ambiente de escritório equipado e recursos de informática e rede e economizar em aluguel e despesas, móveis, locomoção e refeições.

Tudo isto se reverte em motivação e alta performance do franqueado.

 home office pesquisada serasa experian

ERA Brasil – uma marca reconhecida e valorizada!

A Expense Reduction Analysts – ERA é uma rede mundial de franquias especializada na obtenção de lucro a partir da melhor gestão e da redução de custos nas diversas áreas de uma empresa.

Através de uma metodologia criada na Inglaterra em 1992 e atualmente com uma rede de 650 consultores em todo o mundo, a ERA busca otimização dos gastos, da melhoria das práticas de consumo e dos processos relacionados, sempre focados em não interferir na qualidade dos produtos e serviços, podendo até mesmo beneficia-los com as melhorias.

A ERA trabalha no conhecimento profundo das características operacionais da empresa, suas políticas de gastos para propor soluções visando reduções significativas e permanentes.

Dois fatores são a base do sucesso:

  • A eficácia da metodologia – grande nível de aderência à política das empresas, a participação na implantação das mudanças e o monitoramento de todo o processo.
  • A excelência dos franqueados –o franqueado ERA deve ter sólida formação acadêmica, grande experiência em práticas, rotinas, processos e gestão corporativas; uma ótima capacidade de relacionamento com clientes, e visão sistêmica e estratégica para os negócios dos clientes.

Desta forma, a Expense Reduction Analysts – ERA é, hoje em dia, uma parceria para melhorar a performance financeira e a lucratividade das empresas.

ERA - Serasa Experian

Gostou deste conteúdo?

Você se vê neste mercado de sucesso das Franquias com uma marca reconhecida e premiada?

Então pode ser a oportunidade de conhecer a Expense Reduction Analysts – ERA!

Agende uma reunião com um de nossos consultores.

Quero ser um franqueado