O que muda na vida dos executivos que se aposentam?

vantagens home office franquia
6 vantagens do home office ao ter uma franquia
novembro 20, 2017
rede de contatos trabalhando em home office
Como manter sua rede de contatos trabalhando em home office?
dezembro 4, 2017
executivos que se aposentam

O que você pensa quando falamos sobre executivos que se aposentam? Férias eternas, muito descanso, tranquilidade e viagens pelo mundo? Esse é o pensamento de muitos profissionais do mundo corporativo. Entretanto, o período de descanso logo se torna entediante para um profissional acostumado a estar ativo durante grande parte do seu dia.

Por essa razão, a mudança na vida dos executivos não é uma troca dos ternos pelo chinelo e bermuda na beira da praia: trata-se da escolha por desenvolver uma nova atividade produtiva. Geralmente, esse é o momento escolhido para investir em um negócio próprio, que permita que esses profissionais conciliem os seus interesses pessoais e profissionais.

Veremos, neste artigo, como é a mudança da carreira de executivo para a de empreendedor. Confira!

Liberdade de tempo

Uma das grandes mudanças na vida dos executivos que se aposentam é a liberdade que eles possuem sobre o seu próprio tempo. Trabalhar para uma empresa significa acordar todos os dias de manhã cedo e passar o dia nas dependências da empresa atendendo as mais variadas demandas, às vezes, até mesmo diferentes de suas prioridades.

Depois de aposentado, você tem autonomia para organizar as suas atividades como achar melhor. Se você resolver abrir um negócio que não exige que atenda clientes durante o horário comercial, pode dedicar horas durante a noite trabalhando e compensar dormindo até mais tarde durante a manhã. Ou, então, reservar algumas tardes para se exercitar ou aprender a tocar um instrumento musical sem deixar de dar atenção à administração da empresa.

Conciliação dos interesses pessoais e profissionais

Toda essa liberdade de tempo concede aos executivos que se aposentam a possibilidade de conciliar os interesses pessoais e profissionais. Quantas vezes você já deixou de ir a um evento pessoal por conta do trabalho? Já teve aquela sensação de que está mais afastado da sua família do que gostaria?

Administrar o próprio negócio permite que você tenha mais tempo para dedicar à família, amigos, hobbies e tantas outras atividades pessoais. Ao trabalhar em uma empresa, é muito difícil organizar um encontro social em uma terça-feira, por exemplo, mas quando você é o dono do seu negócio, isso se torna viável.
Independência para tomar as próprias decisões

Mesmo um profissional bem-sucedido e com anos de experiência em uma grande empresa está subordinado a alguém ou aos sócios do negócio. Isso limita bastante a sua independência para a tomada de decisões – afinal, toda empresa segue as diretrizes traçadas pelos administradores.

Investir em um negócio próprio promove uma mudança nessa independência que os executivos que se aposentam possuem. Ao invés de seguir ordens, eles é quem têm autonomia para definir os rumos a serem seguidos: é a oportunidade perfeita de colocar em prática todas as ideias que surgiram ao longo de anos, lidando de perto com tomadas de decisão.

Manutenção da renda financeira para executivos que se aposentam

Em meio a tantas mudanças, sempre existe a preocupação em relação às finanças dos executivos que se aposentam. Reconhecemos que dificilmente o valor da aposentadoria será suficiente para manter o mesmo estilo de vida com o passar dos anos.

É por isso que empreender se torna a principal opção para esses profissionais tão experientes e cheios de conhecimentos. Trata-se de uma ótima forma de gerar uma boa renda – que pode até mesmo ultrapassar os valores que eram recebidos como salários quando o negócio faz sucesso no mercado.

Você já conhecia as mudanças que acontecem na vida dos executivos que se aposentam? O que você pensa sobre investir em um negócio próprio depois de aposentado? Conheça a franquia da ERA e descubra como se tornar um empreendedor de sucesso depois de uma carreira tradicional.

Quero ser um franqueado