Conheça modelos de Franquias para quem prioriza qualidade de vida!

Mulheres empreendedoras e que lideram seus próprios negócios
Mulheres empreendedoras e que lideram seus próprios negócios
outubro 3, 2018
6 pontos de atenção que todo candidato a uma Franquia deve fazer antes de escolher
6 pontos de atenção que todo candidato a uma Franquia deve fazer antes de escolher
novembro 13, 2018

Conheça modelos de Franquias para quem prioriza qualidade de vida!

Conheça modelos de Franquias para quem prioriza qualidade de vida!

É inegável que as Franquias tenham um potencial grande de sucesso É uma parceria com uma marca que tem reconhecimento e reputação, que propicia ao franqueado as condições ideais de abertura e o suporte para a operação. A qualidade de vida também é beneficiada, especialmente em novos modelos que permitem conciliar ainda mais a vida profissional com a pessoal e ter ganhos em ambas.

Milhões de pessoas buscam no Franchising a oportunidade de protagonismo e sucesso profissional que, muitas vezes, está estagnada em suas carreiras, por alguns fatores:

  • Crescente tensão e a dificuldade de ascensão na carreira;
  • Os ambientes corporativos cada dia mais competitivos (e menos saudáveis, em muitos casos);
  • As poucas perspectivas e insatisfação com a atividade profissional, que muitas vezes nem optamos, mas aceitamos por falta de opção;
  • O cenário econômico difícil, que acabar por alimentar os outros fatores.

Em meio a tantas questões e dilemas, as pessoas acabam percebendo valores nas Franquias que costumam ser determinantes para a escolha:

  • Protagonismo profissional – ser dono dos ônus e bônus das decisões;
  • Poder exercitar suas competências com liberdade, como a capacidade de liderança e a visão sistêmica dos processos;
  • Satisfação financeira.

Qualidade de vida, uma conquista trabalhando com uma Franquia

Um outro valor que permeia este interesse e costuma pesar bastante na decisão de empreender em uma Franquia é a qualidade de vida.

Como franqueado, certamente o nível de trabalho é grande. Empreender, independente do modelo de negócio, exige muita dedicação, esforço mental e físico e a presença permanente na operação.

Por outro lado, uma Franquia – e algumas em especial, como veremos adiante – permite que o empreendedor gerencie metas que repercutem na própria vida financeira e, com isso, pode se sentir motivado e transmitir este espírito para a vida pessoal.

Outro aspecto é o domínio sobre a própria agenda de compromissos e responsabilidades profissionais, definindo e limitando para que a vida pessoal tenha mais espaço.

Certamente, a motivação em empreender e os bons resultados ajudarão muito nessa conquista de qualidade de vida.

As Franquias evoluem na direção da qualidade de vida

Por algumas décadas, o Franchising concentrou-se nas marcas de produtos, o que era natural pelo perfil das empresas que decidiram investir no modelo para ganhar expansão territorial sem o investimento próprio para abrir unidades em muitas regiões.

Porém, com o tempo e com o interesse de um perfil específico de profissional – pessoas com experiência corporativa e mais voltadas para a prestação de serviços – o Franchising se diversificou e trouxe segmentos onde a qualidade de vida está mais presente.

Vamos falar de modelos onde esta qualidade pode ser conquistada.

As Franquias de Consultoria e qualidade de vida

São as mais buscadas por profissionais que têm grande experiência em setores administrativos, estratégicos e de gestão nas empresas.

Desta experiência, elas podem se tornar referências em temas como Gestão de Custos, como na Expense Reduction Analysts – ERA – uma preocupação crescente das empresas em controlar e gerir melhor seus custos e despesas.

Também é um nicho interessante para profissionais aposentados que querem continuar ativos ou empreender com sua vivência e seus conhecimentos. É um modelo onde a autoridade nos temas, a visão sistêmica e a organização são diferenciais ainda mais fortes que nas demais franquias.

O franqueado em Consultoria pode definir o melhor horário de expediente, já que ele atua por projetos com seus clientes. Não há a obrigatoriedade de estar disponível em um horário tradicional, exceto por alguma fase específica definida no projeto. E tem a liberdade de atuar em vários clientes

Desta forma, ele pode definir os melhores horários e dedicar mais tempo para a vida pessoal e com a família. Por exemplo, cuidar da saúde de manhã e trabalhar à tarde e à noite.

E o mais importante: ele tem a tecnologia a seu favor, com aplicativos de reunião por áudio e vídeo, comunicações instantâneas e e-mails. Neste segmento, o domínio de tecnologias é mais do que uma vantagem competitiva, é um requisito para buscar sempre as melhores soluções do mundo digital para os clientes.

As Franquias de serviço e a qualidade de vida

As Franquias de Serviços e a qualidade de vida

Este é um segmento que cresce bastante no Brasil, movido principalmente pela necessidade das empresas de reduzir custos com estruturas dedicadas a algumas gestões.

É possível oferecer serviços de Controladoria, Auditoria, Contabilidade e TI – entre as mais conhecidas – à distância para as empresas, especialmente as pequenas e médias, onde uma estrutura com encargos, benefícios e despesas administrativas pode sair muito caro.

A experiência profissional, o domínio das rotinas oferecidas, a atualização constante e o uso de tecnologias são requisitos que diferenciam o profissional neste modelo de Franquia.

O franqueado em Serviços tem flexibilidade de horários, já que trabalhará com prazos por entrega de obrigações. A flexibilidade também é possível em serviços tradicionais que estão em crescimento constante de demanda. O franqueado também ainda pode definir seus horários.

Outras vantagens para o franqueado em Serviços é poder ausentar-se para resolver problemas pessoais com a contrapartida de trabalhar em horários que compensem e em datas onde o movimento dos clientes é menor.

Isto também se reflete nas férias, por exemplo. O franqueado pode tirar férias em épocas de alta temporada sem a competitividade no escritório por datas. Basta ter a programação dos clientes bem definida.

As Franquias Home Office e a qualidade de vida

As franquias de Consultoria e de Serviços já oferecem uma ótima oportunidade de ganhos financeiros com a qualidade de vida. E o que pensar de trabalhar em casa nestes e outros segmentos?

O modelo de  franquia home office é uma realidade num número cada vez maior, até mesmo algumas tradicionais de comércio de produtos. E a qualidade de vida é o fator principal para as pessoas que buscam este modelo de negócio

  1. Eliminar o tempo e o desgaste físico e emocional com deslocamentos até uma loja – trânsito, segurança, tempo perdido que pode ser aproveitado com a vida pessoal.
  2. Reduzir e em alguns casos eliminar diversos custos e despesas para abrir e manter um negócio em loja ou sala – compra ou aluguel do ponto, despesas de manutenção, segurança, mobiliário, refeições, locomoção e consumo de luz e internet são algumas delas e representam uma grande economia.
  3. Mais tempo com a família, amigos e com os cuidados pessoais.

Uma Franquia Home Office pode ocupar um espaço pequeno na residência, aproveitar o mobiliário existente e compartilhar as despesas de refeição, luz, telefone e internet.

Como podemos ver, a Franquia Home Office é um modelo de localização física e, portanto, pode ser aplicado em inúmeros segmentos onde o trabalho remoto é cada vez mais aceito – os serviços empresarias e consultorias – e também em serviços físicos.

E uma excelente oportunidade para investir com motivação, alavancar a performance e ter mais qualidade na vida pessoal e com seus relacionamentos.

Você se vê motivado a trabalhar nestes modelos onde a qualidade de vida é um objetivo que pode ser alcançado?

Então pode ser a oportunidade de conhecer a Expense Reduction Analysts – ERA!

Agende uma reunião com um de nossos consultores.

Temos mais informação valiosa para a sua carreira. Visite nosso blog!

A Expense Reduction Analysts – ERA é uma Consultoria especializada em Gestão de Custos.

Quero ser um franqueado