Invista em um negócio alinhado ao seu perfil de empreendedor

Dicas para trabalhar em home office
outubro 2, 2017
Como funcionam as franquias do futuro?
outubro 16, 2017

Você já parou para pensar sobre os diferentes perfis de empreendedor que existem? Apesar de gerenciar uma empresa ser uma atividade que segue a mesma lógica em qualquer negócio, o modo como cada organização se porta é um reflexo direto do responsável pelas decisões.

Inclusive, empresas que atuam em um mesmo segmento podem seguir filosofias bem diferentes. Existem redes de supermercados que procuram vender a maior variedade de produtos ao menor preço possível, enquanto outras procuram oferecer apenas produtos orgânicos e minimizar o impacto causado ao meio ambiente.

Essas definições não acontecem por acaso. Elas são uma consequência direta do perfil do empreendedor. Por isso, conhecer qual é o seu perfil de empreendedor resultará em uma escolha mais assertiva a respeito do negócio em que você deve investir. Afinal, você deseja administrar uma empresa que permita o alcance dos seus objetivos, certo?

Veremos, neste artigo, quais são os principais tipos de empreendedor e como você pode investir em um negócio alinhado com o seu perfil! Vamos lá?

Os principais perfis de empreendedor

Todos os empreendedores compartilham algumas características, como a iniciativa, visão, coragem e liderança. Porém, de acordo com as particularidades e objetivos de cada um, é possível identificar seis tipos de perfil de empreendedor: nato, autoral, situacionista, herdeiro, milionário e idealista.

Empreendedor nato

Você conhece alguém que, desde pequeno, já apresentava indícios de empreendedorismo? Uma criança que negociava com os amigos da escola e inventava formas de ganhar dinheiro vendendo pequenos produtos, por exemplo? Esse perfil de empreendedor é o nato, que enxerga oportunidades em todos os lugares.

Empreendedor autoral

O empreendedor autoral enfrenta dificuldades em trabalhar em grandes organizações seguindo ordens de um chefe, pois ele deseja fazer as coisas do seu jeito. Geralmente, é esse incômodo de depender dos outros que motiva esse perfil de empreendedor a investir em um negócio independente e trilhar o seu próprio caminho.

Empreendedor situacionista

O situacionista não se considera um empreendedor e nem sonha com a abertura do negócio próprio, porém, o surgimento de uma grande oportunidade, ou a necessidade de gerar uma renda extra, faz com que ele entre em contato com o mundo do empreendedorismo.

Empreendedor herdeiro

Aqueles empreendedores que cresceram próximos a um modelo de empreendedor ou possuem um negócio na família e fazem parte do perfil de herdeiros. Esse ambiente proporciona um bom conhecimento a respeito da gestão de empresas e assumir a direção da organização se torna natural.

Empreendedor milionário

O perfil de empreendedor milionário é aquele interessado apenas no lucro que a atividade pode gerar. Ele não poupa esforços para deixar a sua empresa mais rentável – o que, geralmente, implica em um modelo de negócio já existente e uma baixa preocupação com a inovação.

Empreendedor idealista

O idealista é aquela pessoa insatisfeita com o ambiente à sua volta e que enxerga no empreendedorismo uma forma de mudar o mundo. Esse perfil de empreendedor deseja deixar uma marca positiva no mundo e raramente abre mão de seus valores para aumentar a rentabilidade do negócio.
Invista em um negócio alinhado com o seu perfil de empreendedor

E então, você conseguiu analisar qual deve ser o seu perfil? Talvez você tenha se identificado fortemente com um deles, mas pode ser que tenha características de vários perfis ao mesmo tempo. O importante é fazer essa reflexão de autoconhecimento e questionar as suas ideias de negócio: será que elas estão de acordo com o seu perfil?

Se você está em busca apenas de um bom faturamento, talvez um comércio que adote altas margens de lucro seja uma boa ideia. Já se deseja não depender das ordens de um chefe, aproveitar uma oportunidade de mercado e alcançar um bom faturamento, uma franquia de consultoria empresarial pode ser uma ótima opção.

Qual é o seu perfil de empreendedor? Você tem alguma boa ideia de negócio que está de acordo com o seu perfil? Compartilhe nos comentários e até a próxima.

Quero ser um franqueado