Com as Franquias Home Office, você tem sucesso e qualidade de vida também!

7 Dicas para escolher a franquia Home Based mais alinhada com o seu perfil de empreendedor
dezembro 26, 2018
Como ter autonomia, sucesso e qualidade de vida? Com as Franquias de Consultoria. Veja aqui!
abril 2, 2019

A vida nas grandes e médias cidades está, cada vez mais, estressante e com muitos desafios nos deslocamentos, na segurança e no acúmulo de compromissos que fazem o dia ficar menor para tantas decisões. E com o agravante de acabar impactando na produtividade. Por este motivo, trabalhar em casa, em uma estrutura especialmente montada, a poucos metros do convívio com a família, tornou-se um sonho para milhões de brasileiros.

O trabalho remoto, até pouco tempo, soava como algo de difícil controle para as empresas. Funcionários trabalhando em casa, sem uma supervisão física, gestores se sentindo reféns de uma situação que teriam como controlar.

Aos poucos, as experiências com o Home Office crescem no Brasil e provam que existem muito mais benefícios e ganhos para funcionários e empresas:

Mais produtividade

Sem o tempo perdido em trânsito e podendo resolver assuntos pessoais com  rapidez, o funcionário fica mais disponível para o trabalho, às vezes além do horário comercial padrão das empresas, pela facilidade de chegar e sair do trabalho. Além disso, em funções que exigem um alto grau de concentração – em TI, por exemplo – o trabalho remoto pode aumentar a produtividade.

Mais motivação

Quem não se motiva a trabalhar quando sabe que em poucos minutos estará na mesa de jantar com a família? Ou na academia fazendo os exercícios que vinha adiando há meses porque não tinha horário? É um aspecto que as empresas estão valorizando porque conseguem ver os resultados positivos.

Mais disponibilidade

As pessoas continuarão ficando doentes, eventualmente, ou tendo problemas pessoais urgentes, mas tudo se resolverá mais rápido e praticamente não há faltas. O funcionário pode trabalhar em casa compensando as ausências, o que é mais difícil se ele tiver que ir para a empresa.

Redução de custos

Com o home office, podemos eliminar as despesas de locomoção e refeições externas ou reduzi-las bastante, conforme o regime do trabalho remoto.

Outro fator que impulsionou o crescimento do trabalho remoto no Brasil é a Terceirização. Empresas entregando áreas à gestão de terceiros, aumentaram a confiança delas para ter esses benefícios com profissionais de setores estratégicos ou que não precisam cumprir expediente na empresa e trabalham por entrega de projetos e atingimento de metas.

Você decidiu empreender? As Franquias são a melhor opção

Todos os dias, muitos trabalhadores sonham em deixar de ser empregados e empreender em um negócio próprio, ser protagonista no mundo dos negócios e profissionalmente independente. E os motivos são muitos:

  • Os ambientes corporativos altamente competitivos e sem dar retorno financeiro ou profissional desejado;
  • Desmotivação com a carreira atual;
  • Aposentadoria com o desejo de continuar produzindo, mas em carreira solo;
  • O desemprego levando a pensar na ideia de empreender;
  • O desejo antigo de ser dono de um negócio.

Se você quer empreender, certamente está entre um dos exemplos acima e tem muitas dúvidas sobre como começar.

Afinal, um negócio é um investimento de alto valor, sempre com algum risco e muitas responsabilidades e tarefas, desde a definição do produto ou serviço que vai vender até o dia a dia com clientes, funcionários e fornecedores, passando pela montagem da loja, compras de equipamentos e criação do marketing e da logística.

Porém, com as Franquias, você pode empreender com mais segurança, mais eficiência e a possibilidade maior de sucesso. Como isso é possível?

A Franquia é um investimento em uma marca reconhecida

Você vai comercializar uma marca concedida pela empresa e que já tem reconhecimento e visibilidade no mercado. Isso aumenta muito as chances de sucesso, ao invés de criar uma marca própria e transitar por todas as fases de necessárias para fixar a imagem e começar a obter os retornos.

A Franquia é um investimento com planejamento e marketing da marca

Outros dois aspectos importantes das franquias são o plano de negócios e de marketing, que são fornecidos pela franqueadora. A grande vantagem é serem planos que já estão sendo testados e validados no mercado e obtendo sucesso. São etapas críticas, e caras, para quem inicia um negócio do zero.

A Franquia é um investimento com suporte contínuo da marca

Desde a assessoria para a abertura legal e a consultoria na montagem da loja até o dia a dia, a franqueadora presta todo o suporte necessário, com treinamentos, manuais de processos, canais de atendimento e de relacionamento. Isso dá ao franqueado a segurança para focar mais nas atividades de venda, sabendo que terá auxílio e soluções rápidas para os problemas que surgirem.

Mas, você certamente já se perguntou: e a conquista que você obteve com o home office, será perdida?

Realmente, a grande maioria das redes de franquias opera no sistema tradicional de unidades físicas – pequenas fábricas, lojas, quiosques ou salas comerciais. Isso se deve à complexidade de suas atividades, espaços para estoques e equipamentos, o atendimento presencial e a necessidade de projeção visual da marca na região.

Porém, o Franchising vem se diversificando muito nos últimos anos e incluindo negócios que não só permitem o home office, como também oferecem diferenciais competitivos para atrair investidores e serem mais lucrativas.

Sim, você pode investir em uma Franquia e trabalhar em casa. São as Franquias Home Office, uma das maiores inovações do Franchising nos últimos anos e vamos falar um pouco deste modelo.

Você conhece as características das Franquias Home Office?

As Franquias Home Based surgiram para ocupar um espaço específico de mercado, feito por pessoas que querem investir em negócios mais simples, com boa lucratividade e que possam ser geridos em um escritório de casa.

Dessa forma, podemos destacar as características que as diferenciam das franquias tradicionais e as tornam cada dia mais procuradas.

1 – Baixo Investimento de Instalação

As Franquias Home Based, em sua maioria, não exigem ponto comercial, equipamentos de produção, estoque e montagem de loja.

Mesmo em algumas franquias de produtos e serviços técnicos que podem operar em home office, os valores serão muito menores que nas unidades tradicionais. Por outro lado, serão exigidas autorizações especiais (alvarás e licenças) nesses casos.

Comumente, o investimento inicial se resume a uma estação de trabalho dentro de casa – basicamente notebook, multifuncional, mobiliário, suíte de aplicativos de escritório e as ferramentas de sistemas e materiais de apoio fornecidos pela franqueadora.

É importante lembrar que existem os custos de franqueamento (taxa de franquia, taxa de propaganda, capital de giro) como em todas as franquias, porém os valores são menores e o investimento operacional é praticamente zero se você já tiver a estrutura de escritório em casa.

2 – Custo Operacional Menor

Os custos operacionais são muito reduzidos e até eliminados em alguns casos, conforme o tipo de atividade:

  • Custos relacionados ao ponto comercial – impostos, condomínio, manutenção e segurança);
  • Despesas de locomoção – transporte, combustível, estacionamento);
  • Refeições externas;
  • Despesas compartilhadas com o uso residencial – energia, internet, telefonia, refeições, segurança);
  • Contratação de pessoal – muitas Franquias Home Office são individuais.

3 – Baixa complexidade de gestão

As Franquias Home Based atuam em segmentos muito especializados, como as Franquias de Consultorias, porém a simplicidade de gestão é a marca delas.

Como pudemos observar nos itens anteriores, a gestão de contas é muito menor, não há ativos e estoques para a maioria e não é necessário gerenciar funcionários. Isto torna essas franquias mais leves na operação, deixando mais tempos para dedicar-se à prospecção e atendimento de clientes.

Mesmo em Franquias Home Office de comércio e serviços técnicos, a complexidade é menor devido ao perfil do negócio.

4 – Ótima Rentabilidade

Esta é uma característica quase inerente às Franquias Home Based e que é consequência de:

  • Baixo valor de investimento;
  • Baixo custo operacional;
  • Alto valor agregado na venda.

O perfil que predomina nas Franquias Home Office é de serviços empresariais, como o Desenvolvimento de Sistemas ou a Consultoria de Gestão de Custos, que são muito valorizados pelos clientes pois substituem, com mais qualidade e mais foco, estruturas internas que eles precisariam ter.

5 – Franquias Individuais

Por sua própria característica, as Franquias Home Based permitem que sejam criadas as empresas individuais. Porém, o franqueado pode contratar serviços de terceiros para atividades que não sejam as controladas pela franqueadora, em momentos de alto volume de negócios.

Você tem o perfil para operar uma Franquia Home Office?

As possibilidades de mercado para ter uma franquia e trabalhar em casa são muitas, porém os nichos ligados basicamente a Serviços Empresariais são o grande destaque.

  • Serviços em Tecnologia: desenvolvimento de sistemas e aplicativos, construção de sites, infoprodutos;
  • Serviços Compartilhados: contabilidade, controladoria, financeiro, jurídico;
  • Consultorias: de planejamento, reestruturação, gestão de custos.

Essa tendência é natural, pois são atividades que mais se beneficiam dos diferenciais das Franquias Home Based: trabalhar por projetos e prazos, sem rigor em horários e precisando de pouco investimento com baixos custos.

Com isso, podemos destacar as principais características do perfil de quem deseja trabalhar em casa com uma franquia:

Vivência corporativa

Aqui falamos do currículo em cargos de diversos níveis, especialmente os de gestão e liderança, que fornecem a experiência empresarial necessária para ter a afinidade com os serviços oferecidos.

Visão sistêmica e focada em processos

São duas competências muito valorizadas no mundo corporativo e nas franquias desses segmentos: a capacidade de visualizar e entender o funcionamento macro de uma empresa, a interligação entre áreas e os impactos de cada processo no funcionamento do todo.

Essas competências vão ajudar muito nas análises e diagnósticos e no entendimento das necessidades de cada cliente, especialmente nas Franquias de Consultoria.

Relacionamento interpessoal

As boas relações interpessoais ao longo da experiência profissional tornam-se uma parte importante do networking, que será a primeira base de potenciais clientes e de recomendações dos serviços.

Também é essencial investir na manutenção e na expansão do networking, principalmente através das redes sociais.

Disciplina e concentração

Trabalhar em casa implica em alguns riscos ao misturar as rotinas pessoal e profissional e pode prejudicar a disponibilidade e a produtividade para os negócios.

O franqueado deve definir e cumprir ao máximo o horário de trabalho estabelecido, mesmo sendo alternativo, e com a concentração totalmente voltada para os compromissos com a franquia.

Trabalhe com uma Franquia Home Office e tenha qualidade de vida

Trabalhar em home office com uma franquia pode proporcionar ganhos substanciais de produtividade e motivação profissional: ser dono de um negócio que você pode gerir em casa e obter ótimos resultados.

Mas, existe um aspecto que se destaca ainda mais em uma Franquia Home Based: a possibilidade de ter uma qualidade de vida melhor. São ganhos com saúde, relações familiares, amizades e, até mesmo, financeiros.

Você tem flexibilidade de horário

Em qual horário do dia você trabalhar melhor? Gosta da possibilidade de trabalhar tarde/noite e dedicar as manhãs para os assuntos pessoais? Com uma Franquia em Home Office, isso é possível.

Essas franquias operam em segmentos cujo atendimento não precisa se prender ao expediente tradicional, as entregas podem ser planejadas ou definidas por metas em projetos. E você pode mudar o horário eventualmente, no caso de algum imprevisto ou fechar a empresa durante algumas horas sem prejuízo ao atendimento e os compromissos.

Você tem mais produtividade

Trabalhar no horário mais adequado ao seu ritmo de vida cria um dos efeitos mais positivos no desempenho profissional: a consciência de ser dono do próprio tempo. Isso tem um impacto grande sobre a produtividade!

Ter um negócio com uma gestão mais simples e com custos baixos também contribui para focar ainda mais no crescimento dos resultados. Com os custos controlados e mais vendas, temos um círculo virtuoso que aumentará ainda mais a produtividade e a satisfação.

Você tem maior controle das agendas

Com um horário de trabalho definido, e alinhado com a sua produtividade e suas necessidades, é possível ter um controle maior sobre os compromissos profissionais e pessoais.

Já pensou em não faltar mais às festas de escola dos filhos? Frequentar a academia ou fazer uma caminhada sem adiar a todo momento por um problema no emprego? E se precisar de mais tempo para finalizar um trabalho, isso será mais fácil de administrar estando a poucos metros de casa.

Você trabalha mais motivado

Todos os aspectos que falamos anteriormente impactam na sua motivação para o trabalho: você produz em algo que satisfaz, no tempo em que é mais produtivo e tem mais disponibilidade para a sua vida pessoal, sua saúde e seus relacionamentos.

No Home Office, você trabalha no conforto de casa e com recursos e possibilidades que não seriam possíveis em um ambiente corporativo: possibilidade de ouvir uma boa música enquanto trabalha, pausas para recarregar as energias no meio das atividades e até mesmo resolver um problema pessoal porque o ritmo de trabalho está mais calmo.

Como podemos ver, são muitos os pontos positivos de trabalhar em casa com uma Franquia Home Office, Tudo isso se traduz em motivação para produzir e satisfação com a vida pessoal.

Quem já encerrou um ótimo dia de negócios, desligou o computador e demorou cinco minutos para estar à mesa para jantar com a família, sabe o quanto de qualidade de vida conquistou na vida profissional e na pessoal.

Alguns cuidados para melhorar a sua performance na Franquia Home Office

Trabalhar em casa é um sonho mas também um grande desafio, principalmente por ser algo muito recente no mundo corporativo brasileiro.

Muitas pessoas ainda olham o home office como algo informal, quando deve ser o oposto. É importante que o atendimento a clientes e parceiros, a performance e a imagem do negócio não sejam prejudicados.

Por esse motivo, devemos ter alguns cuidados.

Tenha a comprometimento da família

Sua Franquia Home Office será um salto considerável na vida profissional, no sucesso financeiro e na sua motivação, que se refletirá nas relações com as pessoas.

Por este motivo, converse com todas as pessoas mostrando a importância de preservar os espaços, de não haver interferências entre os mundos pessoal e profissional, e o quanto de benefícios a sua nova forma de trabalhar vai trazer para a vida familiar como um todo.

Crie um espaço exclusivo para a franquia

Crie um espaço na residência exclusivamente para o home office, sem circulação de pessoas que não tenham relação com o trabalho. É uma forma de estabelecer nas pessoas a noção do ambiente de trabalho que você trouxe para dentro de casa.

Muitas pessoas trabalham em pequenos espaços dentro de cômodos onde há a presença de outras pessoas e ruídos. Não é o mais aconselhável e vai exigir uma concentração ainda maior, além de prejudicar contatos com clientes.

Monte um espaço funcional para o seu trabalho

É importante que o espaço seja bem iluminado e com conforto e focado na ergonomia. Também deve ser isolado ao máximo de ruídos externos ou de outros espaços da casa.

Você passará muitas horas nele, o bem-estar fará muita diferença.

Cuidado com as armadilhas

Algumas medidas simples impedem que o home office caia em armadilhas pelo ambiente mais relaxado ou a ausência de colegas por perto.

  • Crie uma rotina de expediente de emprego: vestir-se, refeição, horário de começar e terminar, pausa no meio do expediente. Não precisamos nos vestir formalmente, mas sair do pijama é fundamental.
  • Evite as distrações como redes sociais, pesquisar compras e e-mails pessoais. Agora você tem mais tempo para os assuntos pessoais, fora do horário de trabalho.
  • Limite as visitas pessoais ao seu horário fora do trabalho.
  • Evite resolver problemas pessoais com frequência durante o expediente; isso pode significar que o horário definido não está adequado ou que as pessoas não estão realmente comprometidas com o seu projeto profissional.

Continue investindo no networking

Mesmo com todas as possibilidades tecnológicas, você se sentirá isolado em muitos momentos. Para evitar que sua rede de relacionamentos sofra com essa mudança:

  • Marque encontros eventuais com ex-colegas;
  • Frequente eventos relacionados ao seu negócio (feiras, exposições, seminários) para ampliar seu networking e também atualizar-se a respeito do seu segmento de mercado.

Estudar continuamente

É uma boa forma de aumentar seus conhecimentos que possam contribuir para o negócio e conhecer novas pessoas.

Neste artigo, nós abordamos as principais questões relacionadas às Franquias Home Office e o impacto que elas podem ter na sua qualidade de vida.

Você já pensou em abrir uma Franquia Home Office, trabalhar em casa, ter sucesso profissional e financeiro e qualidade de vida? Então a Expense Reduction Analysts – ERA é a sua oportunidade!

Clique aqui e agende uma reunião com um de nossos consultores.

Quero ser um franqueado