As principais ferramentas que uma franquia oferece para facilitar seu trabalho

4 perguntas que voce deve fazer para confirmar que escolheu a melhor franquia
4 perguntas que você deve fazer para confirmar que escolheu a melhor franquia
abril 30, 2018
Franquias com baixo custo de implantação
Franquias com baixo custo de implantação
maio 14, 2018
As principais ferramentas que uma franquia oferece para facilitar seu trabalho

Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de Franquias teve um crescimento de 7,8% no terceiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016 e a taxa de mortalidade das empresas, que nos cinco primeiros anos ultrapassa 30% nas pequenas empresas, no franchising é de 4,3%.

Este desempenho do franchising estimula em milhares de pessoas o desejo de empreender e ditar a trajetória profissional sem dependência do emprego formal.

Crescimento das franquias 2017. Fonte: ABF

Crescimento das franquias 2017. Fonte: ABF

Dentre as características e vantagens específicas de uma franquia, uma que se destaca é o suporte – o conjunto de ações, algumas definidas na Lei das Franquias 8955/94 e outras definidas pela franqueadora – que visam dar toda a qualificação necessária ao franqueado.

Vamos falar, neste artigo, das principais ferramentas que uma franquia oferece para facilitar o trabalho do franqueado.

Ressaltando que existem outras e que elas variam conforme o estilo do negócio, especialmente nas franquias home office.

Precificação

A franqueadora é a responsável pela definição dos preços e o resultado da precificação deve agregar valor à marca – preço alinhado à qualidade do produto – e preservar à franqueadora uma receita (royaltie) dentro dos objetivos de margem e ao franqueado um preço que garante a competitividade esperada.

Devido à grande complexidade logística de produção e entrega num país continental como o Brasil, muitas franquias adotam o preço mínimo e com isso permitem que cada unidade precifique localmente conforme seus custos logísticos.

Nas franquias home office, a precificação é mais simples a partir de um preço mínimo do serviço e custos muito menores a ser agregados.

Precificação em franquias

Precificação em franquias

Consultoria de campo

O consultor de campo é o profissional designado pela franqueadora para ser o elo de comunicação com os franqueados para:

  • Esclarecer e alinhar processos da franquia e os específicos do franqueado.
  • Resolver questões e dúvidas ou encaminhar internamente na franqueadora.
  • Atuar consultivamente para melhorar a performance e a gestão da unidade.

Como podemos observar, é uma função de grande importância em todo o processo, pois pode agilizar processos e ações, principalmente para unidades distantes da matriz da franqueadora.

Nas franquias de Tecnologia e Consultorias como a Expense Reduction Analysts – ERA, a presença dele é um diferencial pois é um profissional que tem uma linguagem muito próxima do perfil dos franqueados, a eficácia é maior.

Um consultor de campo capacitado é a chave para um diálogo que deixe os lados da franquia satisfeitos e potencialize os resultados.

Consultor de campo em franquias

Consultor de campo em franquias

Estratégias de marketing e propaganda

Um dos custos de investimento numa franquia é a taxa de marketing, que é destinada a um fundo como todas as contribuições de franqueados e que será usado pela franqueadora para as ações de marketing e propaganda necessárias para garantir e aumentar a visibilidade da marca, beneficiando as unidades da franquia.

O franqueado beneficia-se do uso de uma estrutura de trabalho que teria um custo muito maior se ele tivesse de investir em pessoal e despesas para implementar as estratégias e não teria o benefício de um trabalho final qualificado.

Marketing e propaganda em franquias

Marketing e propaganda em franquias

Treinamentos e manuais

O treinamento é o ponto crucial da estratégia de capacitar o franqueado a respeito do funcionamento de uma unidade de franquia dentro dos padrões de qualidade de produtos e processos. Ele visa a transmissão:

  • Dos processos de produção dos produtos ou serviços.
  • Dos processos de gestão e de prestação de resultados.
  • De conhecimento para capacitar o gestor da franquia.

Além disto, o treinamento é algo permanente visando atualizar sobre:

  • Novos produtos ou modificações nos existentes.
  • Processos novos ou modificados.
  • Novidades em legislação.
  • Mudanças de regras internas da franqueadora em rotinas que afetem a gestão do franqueado.

Os manuais são ferramentas importantes, pois neles devem estar, em linguagem fácil e em detalhes, todos os processos necessários para que o franqueado e os internos da franqueadora que afetem as unidades (de fabricação, logística, compras de insumos).

Treinamentos de franquias

Treinamentos de franquias

Gostou deste artigo?

São informações valiosas sobre as principais ferramentas que uma franqueadora oferece para facilitar o seu trabalho numa franquia

Temos outros assuntos e consultoria de interesse de empreendedores como você.

Visite nosso blog!

A Expense Reduction Analysts – ERA é uma consultoria especializada em Gestão de Custos.

Quero ser um franqueado