Empoderamento e mulheres à frente de franquias de serviços

Investir na crise: franquia é um modelo de negócio testado
fevereiro 26, 2018
Como ser produtivo conciliando trabalho e vida pessoal
março 14, 2018

As mulheres à frente de franquias de serviços contribuem positivamente para a onda do empoderamento feminino, que se tornou um assunto muito comentado nos últimos anos. Trata-se de uma ótima forma de mudar a sua própria realidade e mostrar ao mundo a capacidade que as mulheres possuem de levar uma empresa ao sucesso.

Os números sobre as mulheres empreendedoras no Brasil ajudam a ilustrar essa forte tendência. Já são mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras – sendo que 43% das empresas brasileiras são comandadas ou contam com, ao menos, uma mulher no quadro societário. Além disso, 42% das franquias são administradas pelas mulheres.

Neste cenário, veremos agora como é a relação entre o empoderamento feminino e as mulheres à frente de franquias de serviços.

O empoderamento feminino

A ideia de que o lugar da mulher é cuidando da casa e das crianças esteve, por muitos anos, enraizada em nossa cultura. O empoderamento feminino busca deixar esse preconceito para trás e alcançar a igualdade de gêneros. Uma mulher possui todas as condições para tomar as suas próprias decisões e ocupar lugares na sociedade que eram reservados, antigamente, para os homens.

Um dos segmentos em que isso ganha destaque é no empreendedorismo – afinal, essa é uma atividade que requer inovação, espírito de liderança e vontade para crescer. Além disso, mulheres à frente de franquias têm a possibilidade de combater as diferenças de gêneros no ambiente corporativo – como a disparidade de salários de acordo com quem ocupa determinados cargos.

Por que existem tantas mulheres à frente de franquias de serviços?

O empreendedorismo e o empoderamento feminino podem andar lado a lado. No caso de franquias de serviços, existem muitas mulheres à frente dos negócios, principalmente porque as características que esses modelos de negócio possuem, possibilitam alcançar ótimos resultados e proporcionam diversas comodidades à empreendedora.

Oportunidades do mercado

A prestação de serviços engloba inúmeras atividades que ganham espaço no mercado – desde serviços de manutenção e reparo até de consultoria empresarial, por exemplo. O que não faltam são ótimas oportunidades que podem ser exploradas para obter bons desempenhos financeiros.

Além de uma demanda grande e constante, as franquias de serviços oferecem outra vantagem: os baixos custos iniciais e operacionais. Isso quer dizer que você não precisa realizar um grande investimento para começar a empreender, e uma boa parcela do faturamento obtido ao longo de um mês é convertido em lucro.

Comodidades para as mulheres à frente de franquias

Além das oportunidades de mercado que podem ser exploradas, as mulheres à frente de franquias de serviços possuem uma série de comodidades relacionadas à execução dessas atividades. Veja quais são as principais delas:

  • Criação de sua própria rotina de acordo com as atividades da empresa, sem ficar presa aos horários comerciais;
  • Já imaginou poder escolher o seu período de férias ou fazer pausas para realizar uma atividade física no meio da tarde? As franquias de serviços, como a ERA, permitem que você tenha controle sobre o seu tempo e a organização da sua agenda;
  • Dependendo do serviço prestado, você pode até mesmo atuar em um home office – sem a necessidade de alugar uma sala comercial;
  • Não é necessária uma grande sala comercial ou dezenas de funcionários para empreender. Várias franquias de serviços podem desempenhar as suas atividades apenas com os esforços da gestora à frente do negócio.

Você já conhecia a relação entre o empoderamento feminino e as mulheres à frente de franquias de serviços? Deixe o seu comentário e até a próxima.

Quero ser um franqueado