Dicas para trabalhar em home office

Como descobrir o negócio mais indicado para o empreendedor?
setembro 25, 2017
Invista em um negócio alinhado ao seu perfil de empreendedor
outubro 9, 2017

Trabalhar em home office é considerado um formato muito bom por diversos profissionais que passaram boa parte da vida profissional se deslocando até uma empresa, em trânsito e ausente de casa por longos períodos. Afinal, é uma oportunidade de trabalhar na comodidade de casa e perto da família, não é?

Entretanto, não demora muito para que essas pessoas descubram que trabalhar em casa não é um paraíso. É preciso levar em conta que o home office também possui desafios a serem vencidos. Imagine só o quão baixa é a produtividade de um empreendedor que trabalha em casa, mas acorda perto do meio-dia e passa a tarde toda interagindo com a sua família.

Se você deseja administrar uma empresa trabalhando em home office, certamente, buscará manter a sua produtividade lá em cima e garantir um bom desempenho financeiro.
Por esse motivo, no post de hoje, preparamos algumas dicas para trabalhar em home office. Confira!

Defina os seus horários de trabalho

A gestão do tempo é uma questão muito complicada para quem quer trabalhar em home office. Assim como você não pode dedicar todo o seu tempo para atividades pessoais, também não pode ficar refém do trabalho e dedicar totalmente o dia às suas tarefas profissionais. É preciso buscar um equilíbrio.

A melhor forma de atingir esse ponto de equilíbrio é definindo os seus horários de trabalho – que não precisam ser em horário comercial. Ou seja, você pode definir os períodos em que se dedicará somente às atividades profissionais. Um exemplo disso seria trabalhar das 9h às 17h, com uma pausa entre 12h e 14h, ou, então, das 13h às 20h, ou até mesmo, quem sabe, entre 0h e 5h.

Organize uma rotina

Depois de definir os horários que serão dedicados à sua atividade profissional, é possível organizar uma rotina dentro desse período. Você pode dedicar as manhãs para responder clientes e monitorar as ações de marketing e as tardes para visitar clientes e realizar processos administrativos, por exemplo.

O importante é definir uma rotina a ser seguida, caso contrário, pode ser bem difícil manter o foco e a produtividade em alta. Se você não for rigoroso nessa questão, acabará focando apenas em algumas atividades e deixando outras de lado – o que, certamente, afetará nos resultados alcançados.

Crie um ambiente propício

O ambiente em que você vai desenvolver as suas atividades também é muito importante. Trabalhar em home office significa que você passará boa parte do seu dia sentado. Portanto, é preciso encontrar um ambiente com a estrutura adequada e que não tenha muitos barulhos ou distrações.
Faça listas de tarefas

Quando você é funcionário em uma grande organização, sempre tem uma série de tarefas a serem executadas. Apesar de trabalhar por conta própria e sem um gestor acima de você, se resolver empreender em casa, a criação de listas de tarefa segue sendo fundamental para ter um norte e organizar seus compromissos.

Essa prática certamente fará com que trabalhar em home office fique mais prático e produtivo. Se você acordar pela manhã já consciente de tudo o que precisará executar ao longo do dia, basta se preparar e começar a trabalhar.

Evite interferências ao trabalhar em home office

Trabalhar em casa permite o contato mais próximo de sua família, mas nem sempre isso é um aspecto positivo. Por isso, é altamente recomendável que você deixe bem claro que, durante o seu horário de trabalho, seus familiares devem evitar contatos desnecessários. Caso contrário, será muito difícil realizar o seu trabalho de forma eficiente.

O que você pensa da ideia de trabalhar em home office? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima.

Quero ser um franqueado