As franquias são um modelo de negócios de sucesso em todos os segmentos e representam o sonho de independência profissional com segurança e qualidade. Mas, o investimento em uma franquia pode ser maior do que em um negócio próprio? Essa é uma pergunta que envolve aspectos que vão muito além dos números. Vamos analisar o que envolve cada opção.
O empreendedorismo prospera no país, alimentado por diversos fatores como as carreiras que desmotivam, o desencanto com o ambiente corporativo, a ameaça (ou a dura realidade) do desemprego, a vontade de usar a experiência num projeto pessoal após a aposentadoria, entre outros.
Em comum, há uma preocupação fundamental: o capital necessário e a melhor forma de administrá-lo. Às vezes, pessoas experientes costumam desistir depois de avaliar todos os investimentos e custos envolvidos.
Faturamento de Franquias cresce 8% em 2017 e prevê alta de 9% em 2018
As Franquias surgem como uma ótima alternativa para empreender com mais segurança, eficiência e retorno. Porém, muitas pessoas, ao olharem o investimento, se perguntam: os custos para abrir uma Franquia são maiores que os custos de um Negócio Próprio?
Algumas questões são muito úteis quando nos interessamos por Franquias e nos ajudam a criar o melhor cenário do negócio de acordo com as expectativas.
O perfil para trabalhar em uma Franquia envolve muitas competências que são inerentes ao Empreendedorismo de uma forma geral. As principais são:
Além disto, uma característica específica das Franquias é a capacidade de relacionar-se e seguir os padrões de produto, processos e qualidade estabelecidos pela franqueada. Se por um lado, isto impede ideias que mudem a característica do negócio, também preserva todos os aspectos que compõem o principal, que é o modelo de sucesso da marca – para a qual a franqueadora está sempre investindo em melhorias.
Os fatores abaixo devem estar presentes na escolha do mercado com o qual trabalhar – antes de avaliar a viabilidade financeira:
Antes de analisarmos profundamente a questão, é preciso lembrar de três fatores que são importantes e independem do tipo de investimento – Franquia ou Negócio Próprio:
É fundamental considerar esses fatores mencionados acima, mesmo que aumentem o orçamento e o tempo previstos. Desta forma, é possível rever as fontes de recursos e prever custos inesperados, impacto no planejamento financeiro, perda de qualidade na operação e consequências para o atendimento e para as vendas.
Como veremos a seguir, os custos de uma Franquia cobrem pontos muito importantes, resultando em:
É o valor de entrada no sistema de Franquia e, geralmente, contempla:
Tudo faz parte de um modelo de negócio constantemente avaliado e praticado. Por isso, as chances de sucesso nestes pontos são maiores, o risco de custos inesperados para o franqueado é reduzido e a relação custo x benefício é melhor.
Em um Negócio Próprio, sem o apoio de uma franqueadora, o empreendedor precisa:
Qualidade De Vida Trabalhando Com Franquias Home Office
É uma contrapartida mensal destinada ao pagamento:
Esta taxa representa o funcionamento com segurança, tendo uma empresa (a franqueadora) sempre disponível para ajudar nas questões diárias – algo que o Negócio Próprio não dispõe e pode custar em consultorias nos momentos críticos.
Usualmente, a taxa inclui o suporte técnico e operacional, que no Negócio Próprio está compartilhado entre diversos fornecedores – inexiste em alguns – e nenhum deles tem a parceria comercial com a sua marca – ou irá cobrar mais caro para dar um atendimento preferencial.
Quando estamos focados no atendimento aos clientes, quer seja no varejo em balcão ou em contratos de serviços – sabemos o quão crítico é operar sem processos previamente testados e validados no mercado e ter respostas rápidas aos diversos problemas.
É uma contrapartida mensal destinada a um fundo – composto das contribuições de todos os franqueados – que visa investir nas ações globais de marketing e propaganda da marca.
Desta forma, favorece a visibilidade do produto que você representa nos canais e nas linguagens mais eficientes, testados e aprovados pelo Plano de Marketing da franqueadora.
Aqui a diferença baseia-se em custo menor que o investimento próprio, que exige colaboradores ou o tempo do empreendedor – tempo que faltará para atender outras demandas. Os custos de contratação dos canais e dos conteúdos podem ser muito maiores, pois não há a negociação de volume de contratos como é o caso da franqueadora, além do interesse estratégico dos fornecedores.
Podemos dizer que sim!
Em uma Franquia Home Office, pode existir a estrutura necessária para começar o negócio – local e mobiliário para o escritório da empresa e equipamentos eletrônicos necessários – e muitas despesas serão compartilhadas com a residência: energia, telefone fixo, internet. Outras despesas nem existirão e são as de maior peso: aluguel, condomínio, estacionamento e locomoção.
E nos demais formatos de Franquia, o modelo pronto ajuda e reduzir muitos custos próprios – o de pessoal, por exemplo, pois ajuda no acerto do perfil profissional desejado, evitando prejuízos com a qualidade de trabalho e despesas com recontratação.
Certamente cada investimento tem as suas particularidades e cenários. Porém, quando avaliamos todos os custos de um empreendimento comercial, percebemos que a Franquia amplia as chances de ganho financeiro principalmente em função dos modelos prontos e validados, além da eficiência na gestão do tempo e dos esforços concentrados.
Com a eficiência em tempo e esforço em uma Franquia – que vêm do suporte e da abrangência do investimento – o empreendedor pode dedicar-se à qualidade dos demais aspectos – gestão de pessoal, controle de despesas gerais, captação de clientes, atendimento, liderança de equipes – que são igualmente fundamentais para o sucesso.
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