Como ser produtivo conciliando trabalho e vida pessoal

empoderamento e mulheres frente de franquias
Empoderamento e mulheres à frente de franquias de serviços
março 9, 2018
dica de livros para mulheres empreendedoras
Dicas de livros para mulheres empreendedoras
março 19, 2018
como-ser-produtivo-para-conciliar-trabalho-e-vida-pessoal

Você acha que é possível conciliar trabalho e vida pessoal? Muitas pessoas possuem a visão de que o empreendedor deve sacrificar todo o seu tempo pessoal para administrar a sua empresa, caso contrário, dificilmente terá êxito. Entretanto, essa é uma visão que está equivocada em diversos casos.

A integração com a vida pessoal é muito importante, não só para o lazer do empreendedor, mas também para ajudá-lo a manter a produtividade na empresa.

Veremos, neste artigo, como ser produtivo para conciliar trabalho e vida pessoal. Confira!

A importância do equilíbrio

O segredo em ser produtivo para conciliar trabalho e vida pessoal está no equilíbrio. É preciso entender que uma área depende da outra. De nada adianta conseguir levar uma empresa ao sucesso, mas sacrificar todo o tempo que você passaria com família ou amigos, não é?

Da mesma forma, é preciso cuidar para ter comprometimento com a atividade empresarial – caso contrário, fica difícil obter êxito no mercado. Ao encontrar o equilíbrio, o empreendedor consegue cuidar do seu corpo e de sua mente – o que reflete diretamente nos resultados do negócio.

Tenha foco no presente

Outra dica para conciliar trabalho e vida pessoal é ter foco no momento presente. Se você trabalha pensando na viagem com os amigos e passa um tempo com a família pensando nos problemas profissionais, a qualidade em ambas atividades será afetada negativamente.

Defina prioridades

Defina quais são as suas prioridades – tanto em âmbito profissional quanto pessoal. Às vezes, será necessário ficar até mais tarde no trabalho para finalizar um relatório ou atender um novo cliente, assim como também é necessário tirar um tempo de descanso quando você está doente ou muito cansado.

O importante é saber quais atividades merecem a sua atenção para manter a qualidade de vida. Se você criar um compromisso de passear com a família aos domingos de tarde, esforce-se ao máximo para não deixar trabalho acumulado para resolver no final de semana.

Crie uma rotina

A rotina tem um grande poder para ajudar a conciliar trabalho e vida pessoal. Trata-se de uma ótima forma de organizar as suas atividades diárias de forma otimizada – fazendo o seu tempo valer mais e aumentando a produtividade no trabalho e na vida pessoal.

Quando você acorda mais cedo, faz um exercício físico e toma um bom café da manhã antes de sair para trabalhar, o dia já inicia de forma produtiva. É muito diferente de acordar atrasado para o trabalho e sem dedicar um tempo para você mesmo, não é?

Explore a tecnologia

Existem diversos softwares e aplicativos que podem ajudá-lo a aumentar a produtividade – tanto dentro da empresa como na vida pessoal. Ao automatizar processos internos da sua empresa, você obtém um ganho de tempo para agilizar outras atividades e se dedicar a tarefas pessoais.

Da mesma forma, um aplicativo para a organização da agenda pessoal pode garantir que você compareça a todos os compromissos, e um a app de exercícios físicos que você pratique alguns minutos de atividade física todos os dias.

Franquias de serviço: ideais para conciliar trabalho e vida pessoal

Para quem deseja empreender sem deixar de conciliar trabalho e vida pessoal, as franquias de serviço são uma ótima tendência. Essas empresas concedem uma grande liberdade de horário e facilitam o equilíbrio entre as atividades. Confira suas principais vantagens:

  • Flexibilidade de horário. Não é necessário ficar preso ao horário comercial, tendo uma grande liberdade de horário para organizar as suas atividades empresariais e pessoais;
  • Estrutura enxuta. Você não precisa de um ponto comercial, vários funcionários e diversos equipamentos. Basta o trabalho do próprio empreendedor para dar início às atividades;
  • Baixo investimento inicial. Por não possui uma estrutura complexa – possibilitando até mesmo a atuação em home office -, as franquias de serviço possuem um baixo investimento inicial;
  • Ótimo retorno financeiro. Com baixos custos iniciais e grande demanda, as franquias de serviço possibilitam um ótimo retorno financeiro.

Você gostou das dicas para conciliar trabalho e vida pessoal? Já pensou em investir em uma franquia de serviços? A ERA é uma franquia de consultoria empresarial com diversas oportunidades para os empreendedoras. Conheça o nosso website!

Quero ser um franqueado