Como manter sua rede de contatos trabalhando em home office?

executivos que se aposentam
O que muda na vida dos executivos que se aposentam?
novembro 27, 2017
pontos importantes sobre aposentadoria
Pontos importantes para refletir sobre a aposentadoria
dezembro 11, 2017
rede de contatos trabalhando em home office

A rede de contatos é muito importante para qualquer profissional – seja um funcionário de uma grande organização, um profissional autônomo ou um empreendedor. O contato com outros profissionais permite o compartilhamento de informações e cooperação, criando relações que todos saem ganhando.

É a partir de uma rede de relacionamento que você pode encontrar um bom parceiro para iniciar um negócio, uma startup que presta serviços úteis para automatizar processos internos, um funcionário capacitado para executar um serviço que você necessita ou simplesmente trocar experiências e conhecer a realidade de outras empresas.

Conhecendo a importância do networking, muitos empreendedores possuem receio de não conseguir manter uma rede de relacionamentos ativa quando trabalham em home office. Afinal, não estar presente no mesmo ambiente de outros profissionais impossibilita combinar um cafezinho no meio da tarde ou partir para um happy hour no fim do expediente.

Para contornar essa preocupação, veremos algumas dicas para manter a sua rede de relacionamentos ativa mesmo trabalhando em home office. Confira.

Utilize a internet e as redes sociais

Você consegue utilizar a internet e suas ferramentas digitais para desenvolver todo um trabalho sem precisar sair de casa. Por que não utilizar desse mesmo artifício para manter a sua rede de relacionamentos ativa?

Busque se inserir nos grupos de discussão que concentram profissionais dispostos a trocar informações – seja no Facebook, Linkedin, Medium, Twitter ou plataformas específicas para o seu segmento. O compartilhamento de informações, comentários e debates que surgem nessas redes são muito importantes para nutrir o networking.

Tire alguns dias para trabalhar em um coworking

Quando você sentir falta de contato humano e quiser ter contato com outros profissionais, tire um dia para trabalhar em um espaço de coworking. Esses espaços possuem estações de trabalho com instalações ideias para o desenvolvimento do seu trabalho e reúnem diversos profissionais de diferentes áreas de atuação.

O simples fato de estar inserido em um ambiente onde todos estão engajados em colocar projetos em prática pode ser uma experiência valiosa. É possível descobrir um grupo de reuniões semanais, ser convidado para uma palestra, conhecer novos parceiros e novos contatos para adicionar nas redes sociais.

Marque presença em eventos

Os eventos também são ótimas oportunidades de manter a sua rede de relacionamentos ativa sem afetar na qualidade do seu trabalho. Palestras, workshops, congressos, jantares ou happy hours são momentos ideais para agregar conhecimentos e conhecer novas pessoas que podem ser úteis na sua trajetória como empreendedor.

Gere valor para a sua rede de relacionamentos

Uma rede de relacionamentos só funciona quando existe uma relação de cooperação, em que todos geram valor, certo? Por esse motivo é muito importante que você também mostre o seu valor para os seus contatos.

Isso pode ser feito através da geração de conteúdos relevantes nas redes sociais, do compartilhamento de experiências, solução de dúvidas, entre diversas outras formas de contato. Cada uma de suas manifestações contribui para que todos criem uma boa imagem sua.

Como você faz para manter a sua rede de relacionamentos ativa mesmo trabalhando em home office? As dicas deste artigo foram úteis para você? Deixe o seu comentário!

Quero ser um franqueado