Como funciona uma franquia de consultoria?

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Ao assumir uma franquia de consultoria, o empreendedor tem a oportunidade de realizar uma série de atividades, que vão desde a prospecção de clientes até a execução efetiva dos serviços que visam a ajudar a gestão de outras empresas.

Isso pode parecer bastante distante ou subjetivo para quem nunca trabalhou na área – mesmo que seja um profissional já capacitado e experiente no mundo corporativo. Então, o que será que uma franquia de consultoria faz na prática? Como são as atividades no dia a dia?

Se você quer descobrir como funciona uma franquia de consultoria, acompanhe neste artigo, as principais atividades a serem desenvolvidas por um franqueado.

#1 Prospecção e captação de clientes para a franquia de consultoria

Quando você opta pela abertura de uma franquia, está abrindo um negócio que já possui uma marca conhecida, um público bem definido e com uma estrutura que oferece suporte para que você possa trabalhar. Porém, os esforços para encontrar os seus primeiros clientes deverão partir de você.

A primeira das atividades que um franqueado tem a possibilidade de desenvolver é a prospecção e a captação de clientes que influenciam diretamente na evolução dos seus negócios. Para isso, é muito importante que você já possua contatos no mundo corporativo.

#2 Visitas e relacionamento

Depois de realizados os primeiros contatos, você terá a oportunidade de se relacionar com clientes e fornecedores. Esse tipo de rotina é importante não só para o melhor desenvolvimento do seu trabalho, mas também para construir uma boa imagem do seu negócio.

#3 Estudos profundos e detalhados

Após ter acesso a informações necessárias a respeito do seu cliente, você poderá começar a fazer estudos profundos e detalhados com o intuito de encontrar as melhores alternativas para cada caso.

Com os seus conhecimentos adquiridos ao longo da carreira acompanhados de uma boa metodologia para investigar e encontrar aspectos a serem melhorados, você certamente será capaz de diminuir custos e aumentar os resultados obtidos na empresa do seu cliente.

#4 Possibilidade de trabalhar em casa

Com exceção das reuniões externas, você poderá realizar o restante das atividades da sua franquia de consultoria sem sair de casa. Ou seja, não é necessário o aluguel de uma sala comercial para desenvolver o seu trabalho.

O resultado de um serviço de consultoria não depende de um local físico, e sim de conhecimentos sobre gestão empresarial combinados com um sistema adequado. Por essa razão, basta que você tenha um notebook à disposição pra que possa executar um bom trabalho.

#5 Recompensa com base nos resultados

Vimos até aqui como funciona uma franquia de consultoria desde o momento da prospecção de clientes até a entrega de resultados satisfatórios. Para finalizar, falta somente falar da sua remuneração, não é mesmo?

Na franquia ERA, por exemplo, o valor cobrado do cliente é calculado com base nos resultados obtidos, e não nas horas trabalhadas. Isso quer dizer que não é preciso ficar justificando as “horas técnicas” – basta apresentar soluções pertinentes para a redução de custos e aumento dos resultados de seus clientes.

#6 Simplicidade e efetividade

Cada atividade econômica desenvolvida por pessoas jurídicas possui um funcionamento diferente. Algumas requerem processos complicados e muito trabalho com a contrapartida de baixos resultados, já outras, conseguem ser efetivas em sua proposta.

A franquia de consultoria se enquadra na segunda situação – basta que o franqueado tenha as competências apropriadas e consiga manter um bom ritmo de trabalho. A boa qualidade do serviço prestado será uma consequência da realização de todas as etapas de um projeto – e o cliente ficará satisfeito em recompensá-lo pelos bons resultados.

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