Como descobrir o negócio mais indicado para o empreendedor?

Franquias de serviço: horários flexíveis e sucesso pessoal
setembro 18, 2017
Dicas para trabalhar em home office
outubro 2, 2017

Você sabe como é possível descobrir o negócio mais indicado para um empreendedor? Muitas pessoas têm o desejo de empreender e sentem que podem se dar bem administrando um negócio, porém enfrentam dificuldades em decidir qual é o melhor ramo de atuação.

O que não faltam são opções com boas oportunidades no mercado: educação, serviços corporativos, saúde, comércio, indústria, alimentação, produtos digitais. Enfim, é uma lista que se estende pelas mais diversas atividades, e todas elas possuem um bom potencial de retorno financeiro, mas por qual você deveria optar?

Para tomar essa decisão, o melhor a ser feito é descobrir o tipo de negócio mais indicado para um empreendedor com o seu perfil. Veremos como você pode fazer isso com algumas perguntas. Confira!

O que você gosta de fazer?

A primeira coisa a fazer é buscar quais são as atividades que você sente paixão e se imagina fazendo por muitos anos. Esse é um ótimo ponto de partida para encontrar o negócio mais indicado para um empreendedor como você.

Por melhores e mais atraentes que sejam as oportunidades relacionadas a cuidados com animais, por exemplo, se você não tem afinidade com pets e nem vontade de lidar diariamente com vários bichos diferentes, não é nesse negócio que deve investir. Procure por aquelas atividades que, realmente, lhe deem satisfação por realizar um bom projeto.

Quais são as suas habilidades?

Além de gostar do que faz, você também precisa ter as habilidades necessárias para atuar naquela atividade – ou, ao menos, uma aptidão para aprendê-la. Se você trabalhou por um bom período em cargos administrativos de empresas do mercado, certamente poderá investir em alguma consultoria empresarial, por exemplo.

Essas habilidades adquiridas ao longo da vida, mesmo que não estejam relacionadas com o trabalho pelo qual você atuou profissionalmente, são muito importantes para o início da sua jornada como dono de um negócio próprio. E quando você consegue juntar habilidade com aquilo que gosta de fazer, chega muito próximo de encontrar o negócio perfeito para um empreendedor como você.

Você gosta de lidar com pessoas?

Entre tantas opções de atividades, algumas requerem o contato direto e constante com pessoas, enquanto outras funcionam com um contato mínimo. Imagine só a diferença entre trabalhar com o ensino de pessoas e prestar consultoria empresarial através de um software. Alguns empreendedores gostam do convívio social, já outros preferem focar apenas em suas atividades.

Quanto você deseja investir é um dos fatores para escolher um tipo de negócio mais indicado para um empreendedor

O valor que você está disposto a investir no seu negócio também é um fator determinante. Por mais que você queira trabalhar com a construção de navios, se não possui uma grande reserva financeira dificilmente conseguirá tirar essa ideia do papel. Portanto, a adequação entre o fator financeiro e o negócio escolhido é fundamental.

Você está disposto a correr riscos?

Os riscos fazem parte da vida de um empreendedor, mas o quanto você está disposto a assumi-los? Existem atividades mais seguras e que exigem um investimento menor, enquanto outras requerem grandes apostas financeiras e um perfil mais arrojado para administrar as atividades. Reflita sobre isso para alinhar o seu perfil ao tipo de negócio escolhido.

Estrutura complexa ou estrutura simples?

Você se imagina administrando uma grande organização e liderando dezenas de funcionários? Ou, então, trabalhando em um home office por conta própria? A resposta para essas perguntas está ligada à estrutura da empresa. Algumas atividades requerem uma estrutura maior e complexa – como as indústrias de larga produção. Já outras permitem o trabalho em estruturas simples e menos – como o serviço de consultoria empresarial ao abrir uma franquia.

E então, ficou claro como escolher o negócio mais indicado para um empreendedor? Em qual atividade você pensa em investir? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima!

Quero ser um franqueado