Como ter autonomia, sucesso e qualidade de vida? Com as Franquias de Consultoria. Veja aqui!

Franquias Home Office: Sucesso
Com as Franquias Home Office, você tem sucesso e qualidade de vida também!
março 19, 2019
Como ter autonomia, sucesso e qualidade de vida? Com as Franquias de Consultoria. Veja aqui!

Nós já conhecemos a força do Franchising brasileiro, o quanto ele é um sucesso há anos, apesar (e principalmente) dos anos de crise econômica que já vivemos. O que poucas pessoas conhecem é o quanto este modelo de negócio aposta na inovação constantemente. O quanto o Franchising se reinventa, agrega segmentos de negócios que seriam improváveis há alguns anos e, com isso, cria alternativas para um número maior de pessoas que desejam empreender.

Empreender sempre é um grande desafio e com as franquias não é diferente. Mesmo sendo uma modalidade de negócio tão atraente, ela também exige do empreendedor dedicação e presença, as muitas horas de trabalho e o comprometimento com muitas rotinas diárias.

O potencial de sucesso é maior que no investimento em uma marca própria, porém o que faz muitas pessoas pensarem bastante antes de uma decisão é a complexidade de gestão de um negócio:

  • Comprar ou alugar e manter um ponto comercial;
  • Controlar estoques, diversos pagamentos e recebimentos;
  • Gerir a produção;
  • Atrair, atender e fidelizar clientes;
  • Cuidar do marketing, das finanças e dos investimentos;
  • Contratar e liderar equipes.

Não há dúvidas que uma Franquia justifica todo esse investimento de esforços, capital e tempo para o resultado que proporciona. Mas é este o modelo de trabalho em uma franquia que você realmente quer?

Franquias de Serviços Empresariais: a forma de empreender com a experiência

Nos últimos anos, o Franchising brasileiro percebeu a existência e o crescimento de um público-alvo para o negócio com características muito específicas: são os profissionais com grande experiência em funções técnicas, de liderança ou de gestão nas empresas que desejam seguir carreira solo por alguns motivos:

  • Estão desmotivados com o momento da carreira na empresa atual;
  • Estão desempregados e com capital para um investimento pequeno em um negócio;
  • Estão aposentados e querem continuar ou retornar ao mundo dos negócios, mas usando a vivência profissional que adquiriram.

Todas essas pessoas têm um pensamento em comum: oferecer como produto o capital intelectual que adquiriram ao longo dos anos de trabalho. Com as Franquias de Serviços Empresariais, isso é possível, com alta rentabilidade e baixo custo.

Surgiram diversas marcas voltadas para o fornecimento de Serviços Empresariais – contabilidade, jurídico, logística, financeiro. Os números de desempenho nos últimos anos foi excelente, superiores ao do Franchising como um todo.

franchising - franquia de consultoria

Um ponto em comum nessas franquias é a entrega rotineira de serviços, cumprindo calendários definidos pelos clientes e com contratação de pessoal na maioria dos casos, o que exige o investimento em um espaço – sala comercial.

O investimento ainda é baixo, se comparado com as franquias de produtos e serviços técnicos.

Porém, existem os profissionais que já trabalham em funções estratégicas e de consultoria. Lidam com o desafio, a pressão e o prazer de melhorar a forma como as empresas trabalham.

Para essas pessoas, a rotina de atendimento a clientes pode ser tão entediante quanto vender um produto no balcão.

Para o sucesso de uma Franquia a afinidade com a atividade é essencial. Se você é esse profissional que busca os desafios da gestão empresarial, as Franquias de Consultorias são a melhor escolha!

Franquias de Consultoria: sucesso vendendo estratégia e busca de melhorias

Nas Franquias de Consultoria, as marcas vendem projetos de desenvolvimento, melhorias e gestão para diversas áreas nas empresas.

São lideradas por franqueados com experiência ou muito afinidade em analisar e propor novas formas de trabalho e de gestão para as diversas áreas de uma empresa. Entre os vários tipos de Franquias de Consultoria, estão por exemplo:

Como podemos ver, são áreas diretamente ligadas a projetos de mudança ou melhoria empresarial que são a matéria-prima do profissional que investe nessas franquias.

Onde está o potencial de sucesso de uma Franquia de Consultoria?

Podemos afirmar que não há empresa, independente do segmento ou porte, que possa dispensar o trabalho de consultores, internos ou externos, para melhorar sua produtividade e, em consequência, seus resultados.

E alguns fatos são decisivos para o sucesso das Franquias de Consultoria.

Dificuldades com consultorias internas

Muitas empresas acabam formando naturalmente seus consultores – profissionais mais experientes e mais qualificados. Porém, ele têm grandes dificuldades para “vender” mudanças por causa dos conflitos com os interesses das áreas, prejudicando a independência dos trabalhos.

Modernização de gestão

É difícil para as empresas acompanharem as técnicas e metodologias mais modernas e eficazes para os seus negócios. A empresa está obtendo uma redução de custos abaixo do que é possível? Uma Franquia de Consultoria pode mostrar todas as opções e otimizar a gestão de custos do cliente.

modernização - franquias de consultoria

Alta taxa de mortalidade

Infelizmente, os números de mortalidade de empresas tradicionais com tempo de vida de 2 anos é alto no Brasil – entre 20% e 25% nos últimos anos. E muitas empresas surgiram durante a crise, com muito foco em resultados, mas sem uma base de organização e gestão sólida.

Com uma Franquia de Consultoria, é possível corrigir falhas de gestão em diversos aspectos, evitar o fechamento e ainda colocar a empresa na curva ascendente de desempenho.

Redução de custos com terceirização

Este é um caminho natural. As empresas querem focar mais no core business e delegar áreas que não impactam diretamente na produção e na venda a terceiros.

As Franquias de Consultoria são as grandes aliadas no estudo dessa decisão, para que seja a mais eficiente possível.

Qual o perfil para trabalhar com uma Franquia de Consultoria?

Como podemos observar, o perfil para trabalhar com uma Franquia de Consultoria tem características muito particulares:

Visão empresarial global

O franqueado deve ter uma visão global do funcionamento de uma empresa – as áreas, os principais processos de cada uma, a interligação entre elas, os impactos da performance de uma nas demais.

Esta visão é fundamental para que a franquia perceba o que está impactando na performance do cliente, o que pode ser melhorado e propor soluções localizadas, mas sempre pensando no desempenho como um todo.

Foco em processos

Todo o projeto de uma Franquia de Consultoria em um cliente é baseado em processos – como, quem, porque e quando a atividade deve ser feita, a meta e os impactos.

Prazer por desafios e mudanças

O profissional de uma Franquia de Consultoria deve ter, acima de tudo, um prazer em abraçar desafios e ser um agente de mudanças.

Independência de opinião

Um consultor é conhecido por tocar nas feridas de uma empresa e, com isso, mostrar perdas que podem ser evitadas e ganhos que podem ser otimizados.

Isso normalmente gera conflitos, mas um franqueado em Consultoria deve sempre ser independente nas suas análises, mesmo que elas sejam pouco ou muito divergentes do senso comum na empresa.

O projeto final pode ser uma mistura de visões, mas é fundamental que os seus estudos fiquem claros desde o começo.

Capacidade de comunicação

Esta é uma habilidade que deve estar em um consultor: saber ouvir muito e por bastante tempo para tirar as suas conclusões, e saber comunicar com clareza as suas análises, sempre pautadas em fatos e números.

E quais as vantagens de ter uma Franquia de Consultoria?

As Franquias de Consultoria fogem bastante do padrão das franquias do mercado e até mesmo das demais Franquias de Serviços Empresariais. E por esse motivo oferecem vantagens que, juntas, são exclusividade delas:

1 – A Franquia de Consultoria dispensa sociedade

Empreender sozinho nem sempre é possível ou recomendável. Até mesmo algumas Franquias de Serviços Empresariais atuam melhor com uma sociedade. Porém, nem sempre é uma relação que as pessoas querem ter, pela divergência de ideias ou questões financeiras.

As Franquias de Consultoria permitem que o franqueado trabalhe sozinho, pelo baixo custo de investimento e a simplicidade de gestão.

2 – Na Franquia de Consultoria, você tem autonomia de agenda e horários

Os trabalhos de consultoria são executados por meio de projetos – de variadas durações – e com metas definidas para determinado prazo. Com isso, o franqueado pode escolher a melhor forma de trabalhar, pois o seu compromisso é com as etapas de cada projeto e com os resultados.

Com isso, é possível definir horários alternativos de trabalho. Você prefere trabalhar à noite e de madrugada? Na Franquia de Consultoria, você define esse expediente e se compromete, da mesma forma, com os checkpoints, eventuais reuniões e datas de entregas finais.

3 – Na Franquia de Consultoria, você pode trabalhar em casa

Esse, sem dúvida, é um diferencial desse tipo de franquia: você pode trabalhar remoto, em home office ou em espaços de coworking.

Desta forma, não precisa comprar ou alugar um ponto comercial e reduz (ou elimina) despesas que teria em uma sala comercial – internet, energia, telefonia, condomínio, manutenção e outras.

4 – Com a Franquia de Consultoria, você investe mais em qualidade de vida

Trabalhando em casa e no horário em que rende melhor, você conquista algo que os negócios tradicionais – franquias ou não – não podem oferecer: mais qualidade de vida.

Você pode usar mais horas do dia para cuidar da saúde, da vida familiar, dos relacionamentos e do networking, que é fundamental para a ampliação da sua base de clientes.

qualidade de vida franquia de consultoria

E quais os benefícios de uma Franquia de Consultoria?

Além das vantagens significativas que abordamos, uma Franquia de Consultoria tem benefícios importantes.

Baixo valor de investimento e custos operacionais

O investimento inicial – além da taxa de franquia e do capital de giro – pode ser apenas um espaço na sua casa e uma estação de trabalho. E os custos operacionais são muito menores, compartilhando despesas com o gasto doméstico – energia, por exemplo – e economizando com locomoção, refeições externas e vestuário.

Foco na automatização

As franquias de consultoria têm como princípio explorar o uso de ferramentas de sistema em parte das atividades, para ganhar em agilidade e reduzir chances de erros, garantindo a qualidade final do projeto.

Demanda forte

Sempre há empresas que demandam melhorias na forma como desempenham para ganhar em lucratividade e até mesmo impedir uma quebra. E os projetos podem variar em complexidade e duração, o que ajuda na montagem da agenda.

Serviços de alto valor agregado

Conhecimento é um produto nobre e muito procurado por quem realmente quer as melhores soluções para o seu negócio. Se aliarmos a vivência a esse conhecimento, o franqueado é um produto final bastante valorizado no mercado.

Com uma vantagem: as recomendações e depoimentos surtem um grande efeito positivo para conquistar novos projetos.

Neste artigo, nós abordamos as principais questões que envolvem as Franquias de Consultorias, um segmento muito promissor de mercado e de lucros, além de proporcionar mais qualidade de vida.

Você já pensou em abrir uma Franquia de Consultoria, trabalhar em casa, ter sucesso profissional e financeiro e qualidade de vida? Então a Expense Reduction Analysts – ERA é a sua oportunidade!

Clique aqui e agende uma reunião com um de nossos consultores.

Temos mais informação valiosa para a sua carreira neste blog!

Quero ser um franqueado