Dicas para abrir uma franquia de consultoria

9 perguntas antes de abrir uma franquia a serem feitas
julho 18, 2017
Como aproveitar as oportunidades de uma franquia de consultoria?
julho 24, 2017

O setor das franquias está em constante crescimento, e é sempre uma ótima opção para quem está começando a empreender. Além de todas as vantagens proporcionadas – que vão do suporte oferecido pela franqueadora até a utilização de uma marca já consolidada no mercado.

Um dos modelos de negócio que vêm ganhando destaque são os serviços de consultoria. Segundo a pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil, 83,2% dos consultores de negócios brasileiros esperam um aumento de faturamento em 2017.

Isso tudo ajuda a ilustrar a grande procura que existe por esses serviços no Brasil, o que pode servir de motivação para muitos empreendedores que querem investir nas franquias relacionadas a essa atividade.

Se esse é o seu caso, confira algumas dicas que preparamos para abrir uma franquia de consultoria.

#1 Esteja preparado para os primeiros meses

Muitas pessoas que querem abrir uma franquia de consultoria esperam obter grandes lucros já nos primeiros meses. Ao perceberem que é preciso dedicação e tempo para que os resultados comecem a aparecer, elas desistem no meio do caminho, o que é uma grande pena, já que o setor está super aquecido e receptivo para empreendedores.

Os primeiros meses de atividade são sempre os mais complicados, independentemente da empresa ou do ramo de atividade. É preciso ter isso em mente antes de abrir uma franquia de consultoria e não esperar resultados positivos instantâneos.

O ideal é estar preparado financeiramente para esses períodos mais conturbados, guardando uma reserva de recursos para enfrentar os primeiros meses, mesmo que a empresa não lucre. Dessa forma, você conseguirá sobreviver até conquistar os primeiros clientes.

#2 Escolha uma área onde sua expertise é valorizada, principalmente em uma estrutura multitarefa

Como vimos, o segmento de consultorias está em alta, e uma das principais características que podemos notar nesses serviços é que eles estão cada vez mais especializados. O ideal, ao abrir uma franquia de consultoria, é buscar por um modelo que atue com serviços em áreas que você tenha afinidade.

Além disso, você pode aproveitar a sua rede de contatos adquirida ao longo do desenvolvimento de outras experiências profissionais para conseguir clientes, estabelecer vínculos ou fomentar eventos para ganhar visibilidade.

#3 Procure pela melhor franqueadora

Para que você possa abrir uma franquia de consultoria de sucesso, um dos passos essenciais é encontrar a franqueadora que melhor se encaixe com o seu perfil e aspirações.

Essa é uma das etapas mais importantes no processo de abertura de uma franquia, pois é a franqueadora quem oferecerá o suporte necessário tanto na abertura da sua empresa quanto durante as operações.

Além disso, você deve prestar atenção em outros fatores essenciais:

  • Quais são, exatamente, os serviços prestados pela franquia
  • A visibilidade que a marca já possui
  • O valor do investimento inicial necessário
  • O tempo de retorno do investimento realizado
  • Qualidade do treinamento inicial para capacitá-lo
  • Tempo de duração do contrato e cláusulas de renovação
  • Afinidade entre as suas ideias e as do franqueador
  • Os resultados obtidos pelos outros franqueados

Analisando isso tudo, você conseguirá encontrar a melhor franqueadora de serviços de consultoria e poderá iniciar a sua atuação nesse ramo com segurança e com as melhores condições para obter sucesso!

Quero ser um franqueado