7 Dicas para escolher a franquia Home Based mais alinhada com o seu perfil de empreendedor

6 pontos de atenção que todo candidato a uma Franquia deve fazer antes de escolher
novembro 13, 2018
Com as Franquias Home Office, você tem sucesso e qualidade de vida também!
março 19, 2019

As Franquias Home Based são uma modalidade do Franchising que vem despertando o interesse de um número cada vez maior de pessoas que querem empreender e poder trabalhar em casa, poupando uma série de custos, tendo maior produtividade e mais qualidade de vida. Mas, apesar de tantas vantagens à primeira vista, a modalidade Home Based pode ser a melhor alternativa para você investir em uma franquia?

Você imagina que, depois de alguns anos de vivência em empregos formais e com os conhecimentos e competências adquiridos, é hora de montar o seu negócio, dar um salto maior na carreira e ser protagonista do mundo dos negócios.

É hora de transformar em sucesso e renda toda a bagagem profissional, e as franquias são um modelo de negócio ideal para investir em uma marca reconhecida, ótimos resultados e baixo custo.

E o que dizer de empreender em uma franquia e trabalhar em casa? Certamente é algo que motiva todo empreendedor. Aliar desafio financeiro com mais qualidade de vida. E você, conhece as Franquias Home Based?

O que é importante falar sobre as Franquias Home Based

As Franquias home based motivam pessoas que sonham em ter os mundos corporativo e pessoal ao alcance da mão – e literalmente falando.

Você vai trabalhar a partir de uma base instalada na sua casa, com uma série de vantagens – e herdando alguns desafios para os quais a sua experiência profissional deve conhecer os atalhos.

Porém, algumas características são inerentes aos modelos tradicionais de franquia e precisamos tê-los bem entendidos antes da decisão de empreender trabalhando em casa ao invés de numa sala comercial ou loja.

A dedicação é a mesma (ou maior) nas Franquias Home Based

Em que pese estarmos em um ambiente sem as pressões do mundo lá fora, a busca por resultados e a dedicação são as mesmas das franquias em lojas. Ou até maior, pois além de ser um negócio próprio, precisamos ganhar e manter a visibilidade no mercado sem o contato físico permanente do dia a dia.

Existe o mundo exterior nas Franquias Home Based

Trabalhar em home based nos dá uma série de vantagens competitivas que veremos adiante. Mas o modelo não descarta o eventual trabalho externo.

Dependendo do produto – e falando de Serviços Empresariais por exemplo – existem as reuniões de negociação, eventos com equipes do cliente durante algumas fases do projeto, apresentações e o próprio trabalho de venda. E participar de eventos ligados ao seu mercado.

Nem todos os clientes estão preparados em termos de tecnologia e organização para que um projeto seja gerido totalmente à distância. Muitos pontos podem precisar do seu olhar na organização para entender a melhor solução.

A grande diferença é o quanto você pode estar motivado para ir a um cliente porque planejou tudo no conforto de casa. E nenhuma tecnologia avançada pode substituir o efeito positivo de um belo almoço de negócios com um cliente estratégico.

01 – Busque a afinidade com o produto da Franquia Home Based

É importante olharmos, entre as muitas opções do mercado de franquias home based, quais produtos ou serviços tem afinidade com o nosso desejo de investir.

Trabalhar vendas todos os dias, participar de eventos, organizar os projetos e lidar com os atendimentos sem gostar do produto pode ser tão frustrante quanto trabalhar em um emprego que não o motiva.

Por exemplo, você gosta dos desafios de gestão nas empresas, reduzir custos e gerar lucro? Uma franquia de Consultoria de Gestão como a Expense Reduction Analysts – ERA pode ser a sua afinidade.

Esta sintonia com o produto é fundamental para que as pessoas acreditem nele através da convicção que você tem.

02 – A Franquia Home Based requer trabalho externo?

Este é um ponto pouco analisado pelas pessoas entusiasmadas com as franquias home based.

Certamente existem franquias onde o trabalho externo pode não existir – suporte técnico, desenvolvimento de aplicativos e outros – mas podemos dizer que a maioria requer a presença de rua, visitando clientes, almoços e reuniões, mesmo que raramente.

E em alguns momentos, pode não ser tão raro. Isto pode frustrar uma expectativa de isolamento que, por sua vez, não é saudável. O contato pessoal ainda diz muito sobre nós como profissionais.

Aliar esta presença com a motivação do ambiente de trabalho é um caminho para o sucesso.

03 – A Franquia Home Based requer estoques e pessoal?

Estes fatores podem determinar se você continuará ou não em busca de uma determinada franquia home based. Você pode estar realmente interessado em uma franquia de varejo, porém a partir da sua casa, mas as necessidades estruturais falarão mais alto.

Espaço para equipamentos e estoque, área livre para movimentação de pessoal, quantidade de funcionários – e os custos implicados – e a logística de entrega são itens aos quais as franqueadoras dão uma atenção especial. Afinal, o resultado de qualidade dependerá diretamente deles.

É preciso pensar no impacto dentro da residência e também prever que, com o crescimento de produção – muito esperado – a sua casa pode deixar de ser uma opção.

No caso de franquias de serviços, principalmente aquelas relacionadas a material intelectual, como por exemplo consultorias, auditorias, etc. é mais factível que não se necessite nem de estoques e nem de pessoal.

04 – A Franquia Home Based prevê atendimento aos clientes?

Aqui podemos falar de atendimento de formas diversas, desde o balcão para atendimentos na venda de produtos até um espaço para receber clientes em reunião. Além disto, você terá encontros com fornecedores.

Dependendo do modelo de atendimento, você terá de estruturar seu home based – transmitindo uma imagem de organização com a separação dos espaços pessoal e profissional.

Este movimento, mesmo eventual, impactará na rotina dos outros moradores. É o momento de pensar nas melhores soluções para este home based acontecer sem prejuízos aos dois lados ou buscar um outro produto/serviço.

Algumas franqueadoras têm soluções, suporte ou apoio para estes momentos que envolvem atendimento/reuniões, verifique.

05 – A Franquia Home Based pode se beneficiar de um expediente de trabalho

O horário fixo ou o tradicional da maioria das empresas não são exigidos em muitas franquias home based, como as ligadas a Projetos e Consultorias – a Expense Reduction Analysts – ERA por exemplo.

O franqueado trabalha por projetos e metas, com a liberdade de planejamento e de horário, e isso acaba impactando positivamente no rendimento; você trabalha no horário em que rende melhor e pode aproveitar o restante do dia para os assuntos pessoais, por exemplo.

Porém, ter um expediente, mesmo em um horário diferenciado, ajuda na adaptação à realidade do trabalho em casa e a colocar uma limitação nas interferências domésticas. E sabemos que, muitas vezes, não é a rotina do emprego formal que desmotiva, mas o excesso de obstáculos – deslocamentos, por exemplo, o que não acontece com as franquias home based.

06 – O networking é essencial nas Franquias Home Based

A rede de relacionamentos é fundamental para todos os negócios, especialmente nas franquias, onde você é solista do mercado, e mais ainda no home based.

Seu trabalho será desenvolvido a partir de uma distância física do seu networking e dos clientes, e a cada nova entrega, a opinião e o depoimento serão importantes para criar a imagem do seu negócio.

Sua rede de relacionamentos poderá ser a primeira base de clientes, pela reputação que o seu trabalho e a sua postura têm com as pessoas. O que nos leva a outro aspecto importante: entregar com o nível de qualidade que a sua reputação promete, para um amigo ou para um cliente novo.

07 – As Franquias Home Based requerem um ambiente exclusivo. E devolvem qualidade de vida

Ao decidir por escolher uma franquia home based, e antes da escolha, o primeiro passo deve ser preparar o espaço dela na sua casa. Este espaço deve ser:

  • Exclusivamente de trabalho, sem trânsito de pessoas e atividades alheias ao negócio;
  • Se possível, com entrada e saída que não sejam de uso pessoal – um cômodo no canto do imóvel, por exemplo;
  • Bem iluminado e com mobiliário ergonômico – você vai passar horas nele;
  • Totalmente equipado para trabalhar em home based – e isto inclui ter programas e sistemas que ajudem a gerenciar o seu trabalho e o das equipes (se houver).

Uma franquia home based bem estruturada pode entregar inúmeros benefícios:

  • Eliminar custos com aluguel, manutenção, impostos e segurança de ponto comercial;
  • Eliminar ou reduzir custos com transporte, combustível, estacionamento, refeições externas;
  • Reduzir os gastos com internet e luz ao compartilhar as redes domésticas;
  • Ter mais tempo para cuidar dos assuntos pessoais;
  • Mais disponibilidade e qualidade para cuidar da saúde e das relações pessoais.

Você tem interesse em uma Franquia Home Based? Então pode ser a oportunidade de conhecer a Expense Reduction Analysts – ERA!

Além de todas as dicas que citamos neste artigo, a ERA tem mais um diferencial! Em 2018 recebeu o Prêmio ABF Destaque Franchising e do Selo de Excelência em Franchising, promovido pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Um reconhecimento às franquias que trabalham fundadas nas boas práticas do setor, na ótima relação com seus franqueados – tanto no diálogo transparente quanto no suporte eficiente ao aplicar metodologia consistente na agregação de valor aos clientes finais. Esta premiação valoriza a marca ERA e o seu investimento.

Clique aqui e agende uma reunião com um de nossos consultores.

Quero ser um franqueado