4 perguntas que você deve fazer para confirmar que escolheu a melhor franquia

fernando macedo selo de excelência abf
Selo de Excelência ABF – a ERA do Reconhecimento
abril 23, 2018
As principais ferramentas que uma franquia oferece para facilitar seu trabalho
As principais ferramentas que uma franquia oferece para facilitar seu trabalho
maio 7, 2018

4 perguntas que você deve fazer para confirmar que escolheu a melhor franquia

4 perguntas que voce deve fazer para confirmar que escolheu a melhor franquia

O Franchising permite investir em uma marca estabelecida no mercado, de propriedade de uma outra empresa que viveu todas as etapas necessárias para produzir e comercializar o produto, trabalhar com um modelo já testado e com a segurança e suporte da franqueadora.

Porém, é um investimento financeiro grande e exige pesquisar bastante antes de escolher, uma série de cuidados e, mesmo depois, uma dúvida sempre surge: você escolheu a melhor franquia?

Existem algumas formas de termos a certeza que fizemos a melhor escolha, naquele momento do mercado e com todas as informações possíveis.

Vamos falar de 4 perguntas que você deve fazer para confirmar se escolheu a melhor franquia. Certamente, depois desta leitura, você estará mais seguro quanto à decisão que fará toda a diferença para a sua trajetória profissional e pessoal.

Escolhi a melhor franquia?

Escolhi a melhor franquia?

1 – Tenho afinidade com o segmento da franquia que escolhi?

Podemos afirmar que esta é primeira e mais importante das perguntas.

A primeira ideia de muitas pessoas é olhar segmentos com a melhor performance ou mais tempo de franchising. Porém, da mesma forma que buscamos o segmento com o qual melhor nos identificamos para criar um negócio próprio, é importante usar esta premissa na escolha de uma franquia.

A experiência profissional em um segmento, uma paixão ou habilidade pessoal podem ajudar na escolha. Mas uma pessoa pode ter paixão por confeitaria, mas uma franquia nesta área tem exigências conflitantes com, por exemplo, o sonho de trabalhar em casa.

É fundamental escolher o segmento onde a pessoa se veja futuramente feliz, considerando todos os desafios e decisões inerentes a ele. A resposta vai ajudar muito nas outras perguntas.

Afinidade com a franquia que escolhi

Afinidade com a franquia que escolhi

2 – A franquia que escolhi tem futuro ou é uma moda?

Uma das melhores características do mercado de franquias, hoje em dia, é a diversidade na criação de segmentos. Mas esta diversidade traz nichos que podem ter vida curta, modas em muitos lugares, não ter um horizonte de crescimento sustentado ou capacidade de readaptação.

Setores tradicionais, como Alimentação e Moda, possuem subsetores que podem saturar rapidamente.

Por outro lado, o home office, que ainda tem um crescimento tímido no emprego formal, é uma realidade em ascensão e um diferencial em muitas franquias. Este artigo mostra as vantagens deste modelo de trabalho.

Falando de setores, as franquias de Serviços, Tecnologia e Consultoria como a Expense Reduction Analysts – ERA – se consolidaram, crescem consistentemente e são uma realidade para muitos profissionais.

É importante pesquisar a respeito do faturamento consistente, se possui muitas marcas bem-sucedidas e perspectivas de crescimento a médio e longo prazo.

Franquia home office

Franquia home office

3 – Qual a reputação da franquia que escolhi?

Quando já temos um ou mais marcas para fazer uma escolha final (o ideal é no máximo três), é indispensável pesquisar a reputação das franqueadoras.

Conversar com franqueados é um diferencial. O ideal é buscar franquias com pelo menos dois anos de existência, pois possuem franqueados com algum tempo de mercado e podem falar mais sobre resultados, práticas da franquia, problemas eventuais e como elas resolveram.

A taxa de sobrevivência da marca (unidades abertas x funcionando) é um ótimo indicativo para avaliar se a franqueadora tem as melhores práticas de suporte, por exemplo.

Uma franquia é uma relação de longo prazo, é importante termos confiança no parceiro.

Reputação de franquias

Reputação de franquias

Neste nosso artigo, temos mais informações úteis sobre o processo de pesquisa sobre a franquia.

4 – Estou alinhado com a gestão da franquia que escolhi?

Neste ponto estamos falando da satisfação do investidor com a forma de gestão que o segmento exige.

Qual o nível de interferência da franqueadora no dia a dia das franquias e nos processos não relacionados diretamente ao produto ou serviço, qual a política de Treinamento e de Suporte e a flexibilidade abrir uma unidade em home office.

Estar confortável neste quesito fará toda a diferença para a produtividade e a liberdade para a tomada de diversas soluções.

Gestão de franquias

Gestão de franquias

Quero ser um franqueado